Jornal de Angola

Sumbe forma mais jovens empreended­ores

- Carlos Bastos | Sumbe

A cidade do Sumbe, na província do Cuanza-Sul, conta com mais 24 jovens empreended­ores. A acção formativa decorreu de 17 de Julho a 29 de Agosto do ano em curso e a outorga de diplomas e certificad­os realizou-se no fim de semana.

Durante formação foram ministrada­s matérias ligadas à criação de negócios, gestão financeira, marketing e vendas, plano de negócios, entre outras.

No acto de encerramen­to do curso, o director do centro local de Empreended­orismo e Serviços de empregos, Ambriz Umbonde, disse que a formação está inserida na estratégia do Executivo que visa fomentar o auto-emprego, como uma das vias para criar serviços e pequenas empresas, que concorram para a redução dos índices da pobreza.

Ambriz Umbonde sublinhou que dos 14 projectos elaborados pelos empreended­ores ao longo da formação e aprovados pela equipa de júris, cinco já estão em actividade e geram mais de 15 postos de trabalho directo.

O responsáve­l disse que empreender significa realizar, ter iniciativa, capacidade executiva e coragem, bem como despertar no indivíduo a necessidad­e de assumir um comportame­nto pró-activo, diante de questões que precisam ser resolvidas, de modo a proporcion­ar um elevado grau de realização pessoal e dinamizar a economia nacional.

Exortou aos jovens empreended­ores maior sentido de responsabi­lidade, na materializ­ação dos projectos elaborados, devendo garantir o surgimento de mais micro, pequenas e médias empresas.

"Sentimo-nos munidos das ferramenta­s para, de forma prática e técnica, implementa­r vários projectos que visam a criação de micro, pequenas e médias empresas, no âmbito do projecto do Executivo de combate ao desemprego”, lê-se na mensagem dos finalistas, lida por Vidal Frederico.

Os jovens empreended­ores dizem estar consciente­s das dificuldad­es a enfrentar na constituiç­ão e legalizaçã­o de micro, pequenas e médias empresas e garantem que tudo farão no sentido de contribuir para o bom andamento do país.

Desde a criação do centro local de empreended­orismo e serviços de emprego do Sumbe já foram formados mais de 300 jovens.

 ?? CARLOS BASTOS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Província aposta na formação técnico-profission­al
CARLOS BASTOS | EDIÇÕES NOVEMBRO Província aposta na formação técnico-profission­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola