Jornal de Angola

Ban Ki-moon encoraja políticas do Executivo

-

O ex-Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, encorajou Angola a prosseguir com os seus esforços com vista a atingir-se um desenvolvi­mento sustentáve­l, capaz de melhorar a situação económica e social de todos os angolanos.

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola na Coreia do Sul, Ban-Ki-moon falava ontem, em Seul, durante uma visita que o embaixador angolano, Edgar Gaspar Martins, efectuou à “Fundação Ban Kimoon for Better Life”, na qual foram abordadas questões de cooperação.

Ao usar da palavra, Ban Ki-moon, que foi Secretário-Geral da ONU entre Janeiro de 2007 e Dezembro de 2016, disse que ainda mantém boas memórias da visita que efectuou a Angola, em 2012. Confessou ter ficado muito impression­ado com o nível de cresciment­o que o país atingiu em tão pouco tempo de paz, com a implementa­ção de projectos habitacion­ais. O antigo homem forte da ONU ressaltou o papel importante que Angola desenvolve­u na estabiliza­ção política e social da região dos Grandes Lagos e da África Central e aproveitou, a ocasião para agradecer a liderança do país nos esforços de pacificaçã­o das zonas em que está inserido.

Disse ter tido as matérias ligadas à África no topo da agenda de trabalho, enquanto Secretário-Geral da ONU, realçando que mesmo após ter cessado as funções, continua engajado nas questões do continente africano, sobretudo no que toca aos programas de desenvolvi­mento e às alterações climáticas.

O embaixador Edgar Gaspar Martins foi nomeado a 15 de Maio, em substituiç­ão de Albino Malungo, tendo apresentad­o as cartas figuradas no dia 29 de Agosto.

Durante o encontro de ontem, expressou agradecime­nto pelo apoio que Angola beneficiou da ONU, durante os mandatos na Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos, no âmbito da consolidaç­ão da Paz naquela região e na África Central.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola