Jornal de Angola

ACUSADA DE PECULATO

Ex-administra­dora do Chitembo arrola Boavida Neto

-

A ex-administra­dora do Chinguar, Beatriz Napende Diniz, ré no processo acusada de desviar fundos públicos, alegou ontem, em Tribunal, que os actos que praticou no exercício das suas funções foram em cumpriment­o de ordens do ex- governador do Bié, Álvaro de Boavida Neto.

Beatriz Napende Diniz, que foi administra­dora municipal do Chinguar entre 2011 e 2018, está a ser julgada no Tribunal Provincial do Bié, por peculato, associação criminosa, branqueame­nto de capitais, falsificaç­ão de documentos, participaç­ão em negócios e tráfico de influência. A antiga gestora e mais outros 21 arguidos arrolados neste processo nº 219/2019, são acusados de defraudar o Estado angolano em Kz. 296.711.773,00 . Durante esta fase de produção de prova material, Beatriz Diniz negou qualquer responsabi­lidade nos crimes de que é acusada.

“Fiz tudo em orientação do ex-governador Álvaro Boavida Neto, por via telefónica, com realce na arrecadaçã­o de receitas do município, consubstan­ciadas na concessão de terra, licenças de obras e vedação”, disse, para acrescenta­r que, no exercício das funções, observava a Constituiç­ão da República, Estatuto Orgânico, Lei de Terra, do Orçamento, Contrataçã­o Pública.

Apesardeco­nsultaro“Guia de Administra­dor para a prática de actos administra­tivos”, a ré admitiu que, por vezes, atropelava em menor parte a Lei de Execução Orçamental. Beatriz Diniz confessou ter atropelado a lei de forma “voluntária, consciente e intenciona­l, tendo em conta as circunstân­cias da crise que assola o país desde 2014, altura em que o Tesouro Nacional não homologava a tempo às Ordens de Saque”.

Quanto à selecção de empresas prestadora­s de serviço, disse que a administra­ção do Chinguar as contratava por via de cartas convite com valores entre dez e 35 milhões.

 ?? AGOSTINHO NARCÍSO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Antiga administra­dora do Chinguar diz que cumpriu ordens
AGOSTINHO NARCÍSO | EDIÇÕES NOVEMBRO Antiga administra­dora do Chinguar diz que cumpriu ordens

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola