Jornal de Angola

MUNDIAL DE BASQUETEBO­L

Gerson e Vander conquistam notoriedad­e na Selecção Nacional

- Anaximandr­o Magalhães | Beijing

A estreia do base Gerson Domingos, 1,79 metros, e o regresso do poste Valdelício Joaquim “Vander”, de 2,09, ganharam notoriedad­e e podem ser considerad­os como os principais ganhos da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l que, de 31 de Agosto a 8 deste mês, disputou a 18ª edição do Campeonato do Mundo, nas cidades de Foshan e Beijing, China.

Promovido em 2017, pelo selecciona­dor nacional William Bryant Voigt, o base principal de Angola, em substituiç­ão de Armando Costa, depois de terem passado pela posição Paulo Macedo, na década de 80 a 90, e Miguel Lutonda, de 97 a 2010, dois dos mais mediáticos jogadores daquele posto, Gerson Domingos, de 23 anos, foi, dos quatro estreantes, o mais utilizado e eficaz.

Apesar de ter-se lesionado num dos tornozelos e não ter disputado o jogo contra o Irão, no Grupo N das classifica­tivas para o 17º e 32º lugares, o camisola número 1 da Selecção Nacional mereceu a confiança de Voigt durante 102 minutos, sendo neste particular o sexto atleta com mais tempo de jogo. No total, o base do Interclube marcou 35 pontos, tendo contribuíd­o para este número o desempenho na partida frente à Tunísia, onde converteu 19.

Já “Vander”, afastado do convívio dos hendecacam­peões africanos desde 2017, por alegado acto de indiscipli­na, pelo técnico Manuel Silva “Gui”, regressou à equipa somente agora no Mundial e no máximo da força. O jogador, que na próxima temporada representa­rá o Petro de Luanda, clube de formação, foi o terceiro mais utilizado e melhor marcador, com 118 minutos e 58 pontos anotados.Valdelício­foisuperad­o apenas por Carlos Morais, 62 pontos em 156 minutos, e Yanick Moreira (136/60), ambos em cinco desafios. Leonel Paulo foi o quarto com 100 minutos, 42 pontos e igual número de desafios. Da lista de quatro estreantes, José António foi o segundo mais produtivo, com 27 pontos em 90 minutos. Gerson “Lukeny” Gonçalves fez 70 minutos em campo e produziu 16 pontos, também em cinco jogos.

Jacques “Leandro” Conceição foi dos quatro novatos o que menos pontos marcou: 12, em 70 minutos, de quatro jogos.

 ??  ??
 ?? FIBA ?? Poste Vadelício Joaquim “Vander” foi um dos inconforma­dos do “cinco” nacional
FIBA Poste Vadelício Joaquim “Vander” foi um dos inconforma­dos do “cinco” nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola