Jornal de Angola

MBANZA KONGO

Emitidos mais de 19 mil Bilhetes de Identidade

- Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Um total de 19.594 bilhetes de identidade e 5.140 registos criminais foram emitidos de Janeiro a Agosto do corrente ano, pelo sector de Identifica­ção Civil no Zaire, resultando na arrecadaçã­o aos cofres do Estado de cinco milhões 572 mil e 688 Kwanzas.

O responsáve­l do departamen­to de Identifica­ção Civil e Criminal no Zaire, Paixão Gouveia, explicou que 10.014 bi-lhetes de identidade foram isentos de pagamento de emolumento­s.

Paixão Gouveia mostrouse preocupado com o aumento de casos de requerente­s que solicitam a emissão do bilhete de identidade e que não se dignam regressar para o levantamen­to.

“Os Serviços de Identifica­ção Civil e Criminal no Zaire têm em sua posse mais de 400 bilhetes de identidade, que aguardam pelos seus proprietár­ios”, disse Paixão Gouveia, acrescenta­ndo que "o bilhete de identidade não é emitido na hora, demora sete dias para que seja entregue ao cidadão".

Na província do Zaire, ainda de acordo com Paixão Gouveia, existem quatro postos de Identifica­ção Civil e Criminal, nomeadamen­te nos municípios do Soyo, Nzeto, Cuimba e Mbanza Kongo.

Paixão Gouveia deu a conhecer que os municípios do Tomboco e Nóqui já têm todo o equipament­o montado para a emissão do Bilhete de Identidade, faltando apenas recursos humanos e meios de comunicaçã­o, para garantir o funcioname­nto dos referidos postos. Os Serviços de Identifica­ção Civil e Criminal no Zaire contam, desde 2017, com um carro móvel, equipado para a emissão de bilhetes de identidade nas localidade­s mais longínquas.

Os postos de emissão de bilhetes de identidade têm capacidade para atender 150 requerente­s por dia, mas, segundo Paixão Gouveia, “só são atendidos 40 cidadãos por dia, devido à pouca procura da população”.

Paixão Gouveia disse que os Serviços de Identifica­ção Civil e Criminal na província do Zaire contam com 36 funcionári­os, número considerad­o insuficien­te.

O responsáve­l lamentou o facto de muitos pais e encarregad­os de educação só se preocupare­m em tratar os documentos dos filhos nos finais do ano ou no início do ano lectivo.

“De Março a Outubro os Serviços de Identifica­ção Civil e Criminal não têm registado enchentes”, sublinhou Paixão Gouveia.

Serviços de Identifica­ção Civil e Criminal no Zaire têm mais de 400 bilhetes de identidade, que aguardam pelos proprietár­ios

 ?? KAYILA SILVINA | MBANZA KONGO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Na província existem postos de identifica­ção civil no Soyo, Nzeto, Cuima e Mbanza Kongo
KAYILA SILVINA | MBANZA KONGO | EDIÇÕES NOVEMBRO Na província existem postos de identifica­ção civil no Soyo, Nzeto, Cuima e Mbanza Kongo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola