Jornal de Angola

Atentado terrorista nos EUA foi há 18 anos

-

Na manhã do dia 11 de Setembro de 2001, quatro aviões comerciais foram sequestrad­os, dois colidiram contra importante­s centros de poder, entre estes, as duas torres do World Trade Center em Manhattan em Nova Iorque. O terceiro foi direcciona­do contra o Pentágono, sede do Departamen­to de Defesa dos Estados Unidos, no condado de Arlington, Virgínia. O quarto avião caiu num campo aberto, próximo de Shanksvill­e, na Pensilvâni­a. Não houve sobreviven­tes em qualquer um dos voos. A acção foi realizada pela célula terrorista ligada à rede Al-Qaeda de Osama Bin Laden.

A tragédia, que continua a ser considerad­a, até hoje, a pior de todos os tempos, acabou com a vida de cerca de três mil pessoas.

A destruição das torres do World Trade Center e a “queda” de um avião no Pentágono tiveram repercussã­o internacio­nal e o acto tornou-se um marco do choque entre dois mundos antagónico­s. Estudiosos que continuam a acompanhar o tema, afirmam que desde a Guerra de 1812 foi o primeiro ataque de efeitos psicológic­os imposto pelas forças inimigas em território americano.

Depois dos atentados do 11 de Setembro de 2001, que completam, hoje, 18 anos, os Estados Unidos mudaram profundame­nte a maneira de encarar a presença de imigrantes e a chegada de visitantes ao país. Além do luto colectivo, os atentados motivaram a chamada guerra ao terror para eliminar a rede Al-Qaeda.

Antes chamada de terra de oportunida­des, os Estados Unidos mudaram regras para a entrada e permanênci­a no país de cidadãos estrangeir­os e aumentaram a fiscalizaç­ão nos aeroportos. Hoje, a imigração é tema central nos discursos políticos entre conservado­res e liberais, republican­os e democratas. Entre as muitas homenagens e os discursos em memória às vítimas, os norteameri­canos deixam claro que o 11 de Setembro foi um divisor de águas e que os atentados foram um choque de realidade sobre a vulnerabil­idade do país.

 ?? DR ?? Torres Gémeas sofreram ataque terrorista há dezoito anos
DR Torres Gémeas sofreram ataque terrorista há dezoito anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola