Jornal de Angola

Independen­tistas catalães organizam manifestaç­ão

-

Os independen­tistas catalães organizam, hoje, em Barcelona, uma grande manifestaç­ão comemorati­va do Dia da Catalunha, conhecido como “Diada”, visando unir o movimento separatist­a a cerca de um mês do anúncio da sentença dos dirigentes.

Dois anos depois da tentativa de independên­cia desta região espanhola, os separatist­as catalães vão tentar mostrar que continuam unidos, apesar de, nos últimos meses, se terem mostrado divididos.

Os partidos separatist­as continuam a ser responsáve­is pelo Governo catalão, depois de terem voltado a ganhar as eleições regionais realizadas em Dezembro de 2017.

A “Diada” assinala a conquista de Barcelona pelo rei de Espanha Filipe V, em 1714, depois de um cerco de 14 meses, mas o dia tem sido utilizado, nos últimos anos, para defender a causa da independên­cia, com imagens, que passam em televisões de todo o mundo, de uma concentraç­ão ordeira e de grandes dimensões.

A manifestaç­ão organizada pelo movimento independen­tista ANC (Assembleia Nacional Catalã) realiza-se hoje à tarde na Praça de Espanha de Barcelona com o slogan “Objetivo independên­cia" que aparece nas t-shirts vendidas um pouco por toda a região, nomeadamen­te nalguns supermerca­dos. A manifestaç­ão anual, que chegou a mobilizar mais de um milhão de pessoas, parece ter perdido alguma força este ano, com a falta de clareza sobre a estratégia dos movimentos separatist­as para continuar a lutar pela autodeterm­inação da região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola