Jornal de Angola

Vila do Cazombo sem água e energia

- José Rufino | Alto-Zambeze

A vila do Cazombo, município do Alto Zambeze, na província do Moxico, está com sérios problemas no abastecime­nto de água potável e no fornecimen­to de energia eléctrica, segundo o administra­dor Alexandre Bumba.

"A falta de água canalizada tem obrigado a população a recorrer às cacimbas", disse Alexandre Bumba, acrescenta­ndo que "existe na sede do município um gerador de 500 KVA, que fornece energia a algumas residência­s e garante a iluminação pública".

Segundo Alexandre Bumba, a Administra­ção Municipal e o Governo da província estão a ensaiar algumas alternativ­as para resolver o problema da falta de água potável e energia eléctrica, que já perdura há algum tempo.

Alexandre Bumba disse que a resolução do problema de água no Cazombo passa pela reabilitaç­ão do sistema antigo e/ou construção de uma nova captação.

No cumpriment­o do programa de combate à fome e redução da pobreza, afirmou, foram colocados alguns furos de água, mas, por exiguidade de verbas, não são suficiente­s para atender toda a população do município.

Alexandre Bumba defendeu a construção de uma mini hídrica e a reabilitaç­ão das vias de acesso, para permitir o cresciment­o económico do município do Alto Zambeze.

De acordo com o administra­dor, estão em curso alguns trabalhos de recuperaçã­o das principais vias de acesso e pontes, para permitir maior fluidez na circulação de pessoas e mercadoria.

Falando sobre os projectos agrícolas, o administra­dor municipal disse que o Alto Zambeze é o maior produtor de arroz na província e o Governo tem feito grandes esforço no sentido de potenciar o cultivo. No sector da Educação, Alexandre Bumba disse que o município necessita de 700 professore­s e mais salas de aula, para absorver cerca de seis mil crianças que se encontram fora do sistema de ensino.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola