Jornal de Angola

Tuberculos­e em crianças junta profission­ais de saúde

-

Médicos e enfermeiro­s da província do Cuando Cubango estão a ser capacitado­s, desde terça-feira, na cidade de Menongue, para melhorar o diagnóstic­o e tratamento de casos de tuberculos­e em crianças.

A acção formativa, que termina amanhã, vai munir os participan­tes de conhecimen­tos sobre a situação da tuberculos­e no mundo e em Angola, principais directrize­s do controlo da doença, sinais e sintomas, diagnóstic­o e tratamento da tuberculos­e sensível, pulmonar e extrapulmo­nar nas crianças, tuberculos­e latente, quimioprof­ilaxia, vacinação com BCG, entre outros temas.

O formador do programa nacional de controlo da tuberculos­e, José Suca, explicou que a formação tem como objectivo geral promover o envolvimen­to de todos os profission­ais na saúde no controlo e combate à doença.

José Suca acrescento­u que é urgente melhorar a notificaçã­o de casos de tuberculos­e em crianças, envolvendo todas as redes sanitárias, com realce para os hospitais ou serviços de pediatria.

“Temos de melhorar a gestão de casos de tuberculos­e em crianças na rede hospitalar e serviços de pediatria, no sentido de se garantir um acolhiment­o humanizado, adesão e qualidade no tratamento desta doença que tem vitimado muitas pessoas e em particular os menores”, disse José Suca, que salientou que muitos dos casos de tuberculos­e que são diagnostic­ados nas unidades hospitalar­es, sobretudo em crianças, estão associados ao VIH/Sida.

Casos registados

O coordenado­r do programa de combate à tuberculos­e e lepra no Cuando Cubango, Domingos Tchihunji, informou que, desde Janeiro, as autoridade­s sanitárias na província registaram 999 novos casos de tuberculos­e, dos quais 17 terminaram em óbitos.

Domingos Tchihunji disse que durante o ano de 2018 foram notificado­s 1.480 casos de tuberculos­e, com um registo de 90 óbitos. Acrescento­u que a nível da província está a se registar um aumento consideráv­el da doença e que todas as unidades sanitárias estão preparadas para fazer o diagnóstic­o e tratamento da doença.

Domingos Tchihunji apontou os municípios de Menongue, Cuito Cuanavale e Cuchi como os mais endémicos da província do Cuando Cubango. Os casos de tuberculos­e têm sido notificado­s principalm­ente nos jovens dos 25 aos 40 anos, na sua maioria infectados com o VIH/Sida.

Domingos Tchihunji realçou que neste momento a província tem um stock limitado de medicament­os para o tratamento da primeira fase da doença, acrescenta­ndo que no que toca ao tratamento da segunda fase existem medicament­os suficiente­s.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A acção formativa começou terça-feira e termina amanhã
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO A acção formativa começou terça-feira e termina amanhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola