Fal­ta qua­se tu­do às vi­las de Ca­zom­bo e Ca­ma­non­gue

Em Ca­zom­bo, João Lou­ren­ço reú­ne com au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais e, ama­nhã, inau­gu­ra o Hos­pi­tal de Ca­ma­non­gue

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA - Gar­ri­do Fra­go­so| Lu­e­na

O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca des­lo­ca-se ho­je a Ca­zom­bo, se­de mu­ni­ci­pal do Al­to Zam­be­ze, co­mo pri­mei­ra eta­pa de uma vi­si­ta de dois di­as à pro­vín­cia do Moxico.

De acor­do com uma no­ta de im­pren­sa da Ca­sa Ci­vil do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, os municípios de Ca­ma­non­gue e Lu­e­na são as du­as ou­tras eta­pas da mis­são do Pre­si­den­te João Lou­ren­ço, que se­rão cum­pri­das ama­nhã.

No Al­to Zam­be­ze, João Lou­ren­ço vai reu­nir com o Go­ver­no Pro­vin­ci­al do Moxico, após o que to­ma­rá con­tac­to com o fun­ci­o­na­men­to dos sec­to­res da Edu­ca­ção e Saú­de, atra­vés de vi­si­tas a uma es­co­la e à ma­ter­ni­da­de mu­ni­ci­pal.

Ain­da ho­je, na Vi­la de Ca­zom­bo, o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca re­ce­be em au­di­ên­cia re­pre­sen­tan­tes das au­to­ri­da­des tra­di­ci­o­nais, com des­ta­que pa­ra a rai­nha Nha­ka­to­lo e o rei dos bun­das, Mban­do Muwe Mban­do Li­fu­ti.

Ama­nhã, em Ca­ma­non­gue, João Lou­ren­ço inau­gu­ra o Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal, de­ven­do cum­prir o res­to do pro­gra­ma de vi­si­ta no mes­mo dia na ca­pi­tal da pro­vín­cia, Lu­e­na, on­de pro­ce­de à inau­gu­ra­ção de uma es­co­la pri­má­ria. O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, que ter­mi­na a vi­si­ta a meio da tar­de de ama­nhã, vai mar­car pre­sen­ça na ce­ri­mó­nia de inau­gu­ra­ção, pe­la mi­nis­tra da Saú­de, do Cen­tro de He­mo­diá­li­se no Hos­pi­tal Ge­ral do Moxico. No qua­dro da vi­si­ta, re­a­li­za-se um Fó­rum da Agricultur­a que jun­ta vá­ri­as sen­si­bi­li­da­des e téc­ni­cos li­ga­dos ao sec­tor, pa­ra de­fi­nir mé­to­dos so­bre a pro­du­ção pe­cuá­ria e api­cul­tu­ra. Os pro­mo­to­res di­zem acre­di­tar que do even­to sai­am me­di­das pa­ra im­pul­si­o­nar a pro­du­ção de ar­roz na re­gião. A pro­vín­cia do Moxico dis­põe de so­los e con­di­ções cli­ma­té­ri­cas bas­tan­te fa­vo­rá­veis ao cul­ti­vo do ar­roz.

O Moxico é a mai­or pro­vín­cia do país em ter­mos de ex­ten­são ter­ri­to­ri­al (mais de 200 mil qui­ló­me­tros qua­dra­dos), com uma po­pu­la­ção es­ti­ma­da em 854.258 ha­bi­tan­tes. No pas­sa­do foi o mai­or pro­du­tor do ce­re­al no país, com mais de 70 to­ne­la­das por ano, o que cor­res­pon­de a um ter­ço do que se pro­duz ac­tu­al­men­te em to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal.

KINDALA MA­NU­EL | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

KINDALA MA­NU­EL | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Um ân­gu­lo da vi­la de Ca­zom­bo, que re­ce­be ho­je a vi­si­ta do Pre­si­den­te João Lou­ren­ço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.