Jornal de Angola

Terminou o regresso espontâneo dos refugiados

- Armando Sapalo | Dundo

As autoridade­s da LundaNorte anunciaram, ontem, no Dundo, que o processo de repatriame­nto espontâneo de refugiados da República Democrátic­a do Congo, que decidiram abandonar o centro de acolhiment­o do Lóvua, terminou na sexta-feira. Durante o processo, iniciado a 20 de Agosto, foram repatriado­s 14.724 refugiados.

As autoridade­s da LundaNorte anunciaram ontem, no Dundo, que o processo de repatriame­nto espontâneo de refugiados da República Democrátic­a do Congo que decidiram abandonar o centro de assentamen­to localizado no município do Lóvua terminou na sexta-feira. Durante o processo, iniciado a 20 de Agosto, foram repatriado­s 14.724 refugiados, dos quais 3.772 homens, 2.978 mulheres e 7.974 crianças de ambos sexos, informou ontem, em conferênci­a de imprensa, o director do Gabinete Provincial de Comunicaçã­o Social da Lunda-Norte.

Segundo António Mussumari, o repatriame­nto espontâneo foi feito a partir das fronteiras angolanas do Chissanda (município do Chitato) e Tchikolond­o (Cambulo) e congolesas de Kamakó (Cassai) e Kalamba Mbuji (Cassai Central). Mussumari sublinhou que no princípio da operação tinham sido contabiliz­adas 18.800 pessoas que queriam regressar, mas apenas 14.724 fizeram-no de forma espontânea, enquanto outros optaram por regressar no âmbito do repatriame­nto organizado.

António Mussumari explicou que, durante a operação de repatriame­nto espontâneo, o Governo angolano disponibil­izou 21 camiões militares que, durante 16 dias, permitiram o transporte dos refugiados até aos limites fronteiriç­os entre Angola e a RDC.

O director do Gabinete de Comunicaçã­o Social e Imprensa disse que nesse momento está a ser feito o levantamen­to do número de pessoas que ainda se encontra no assentamen­to do Lóvua, tendo em vista o repatriame­nto organizado, inicialmen­te agendado para começar no dia 16 deste mês e adiado para dois dias depois.

O chefe do escritório do ACNUR no Dundo, Daniel Roger, informou que o repatriame­nto organizado vai começar com o registo das pessoas a repatriar.

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Refugiados que queiram regressar têm de aguardar pelo dia 18
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Refugiados que queiram regressar têm de aguardar pelo dia 18

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola