Ju­ris­ta ape­la à de­nún­cia da vi­o­la­ção dos di­rei­tos

Jornal de Angola - - POLÍTICA - Ga­bri­el Bun­ga

A provedora de Jus­ti­ça ad­jun­ta, Flor­be­la Ro­cha Araú­jo, ape­lou, on­tem, em Lu­an­da, a to­dos os ci­da­dãos que sen­ti­rem os seus di­rei­tos le­sa­dos pe­las ins­ti­tui­ções pú­bli­cas a re­cor­re­rem à Pro­ve­do­ria de Jus­ti­ça.

Flor­be­la Ro­cha Araú­jo fa­la­va na ses­são de aber­tu­ra de uma pa­les­tra so­bre “os ins­tru­men­tos re­gi­o­nais de pro­mo­ção e pro­tec­ção dos di­rei­tos, li­ber­da­des e ga­ran­ti­as dos ci­da­dãos”, de­cor­ri­da na Uni­ver­si­da­de Ós­car Ri­bas.

A ju­ris­ta ape­lou aos par­ti­ci­pan­tes na pa­les­tra a de­nun­ci­a­rem as vi­o­la­ções dos seus di­rei­tos, se­ja por que ins­ti­tui­ção for. Flor­be­la Ro­cha Araú­jo dis­se que a Pro­ve­do­ria de Jus­ti­ça es­tá aber­ta a re­ce­ber as quei­xas e re­cla­ma­ções dos ci­da­dãos con­tra as ac­tu­a­ções das ins­ti­tui­ções, quer pú­bli­cas, quer pri­va­das.

No ano pas­sa­do, re­ve­lou, o nú­me­ro de pro­ces­sos au­men­tou em 300 por cen­to, de­vi­do às ele­va­das quei­xas e re­cla­ma­ções dos ci­da­dãos con­tra a ac­tu­a­ção dos agen­tes da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca e pri­va­da. A Pro­ve­do­ria de Jus­ti­ça re­ce­be, di­a­ri­a­men­te, em au­di­ên­ci­as, vá­ri­as re­cla­ma­ções dos ci­da­dãos so­bre os seus di­rei­tos vi­o­la­dos, dis­se.

Flor­be­la Araú­jo la­men­tou o fac­to de a Pro­ve­do­ria de Jus­ti­ça ca­re­cer de qua­dros su­fi­ci­en­tes pa­ra aten­der à ele­va­da de­man­da dos ci­da­dãos que se quei­xam da vi­o­la­ção dos seus di­rei­tos.

A pa­les­tra foi re­a­li­za­da pe­la Pro­ve­do­ria de Jus­ti­ça em pa­re­ce­ria com o Pro­gra­ma das Na­ções Uni­das pa­ra o Desenvolvi­mento (PNUD). A provedora de Jus­ti­ça ad­jun­ta re­fe­riu que a ini­ci­a­ti­va ser­viu pa­ra dar a co­nhe­cer o pa­pel do pro­ve­dor de Jus­ti­ça na de­fe­sa de di­rei­tos, li­ber­da­des e ga­ran­ti­as dos ci­da­dãos em di­fe­ren­tes con­tex­tos e sec­to­res da vi­da pú­bli­ca e so­ci­al.

“A ini­ci­a­ti­va vi­sa alar­gar o co­nhe­ci­men­to pú­bli­co e em par­ti­cu­lar da co­mu­ni­da­de es­tu­dan­til e aca­dé­mi­ca so­bre a ins­ti­tui­ção pro­ve­dor de Jus­ti­ça, o seu man­da­to, fun­ções e ser­vi­ços", dis­se.

VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Flor­be­la Ro­cha Araú­jo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.