Acor­do pa­ra a for­ma­ção de um Go­ver­no in­te­ri­no

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O lí­der opo­si­tor sul-su­da­nês Ri­ek Ma­char e o Pre­si­den­te Sal­va Ki­ir de­ci­di­ram, on­tem em Ju­ba, a cri­a­ção de um Go­ver­no in­te­ri­no, que de­ve­rá en­trar em fun­ções até ao dia 12 de No­vem­bro, re­fe­riu onem a Reu­ters.

Se­gun­do o as­ses­sor de se­gu­ran­ça da Pre­si­dên­cia sul­su­da­ne­sa e che­fe do Comité do Pe­río­do Tran­si­tó­rio, Tut Ga­lu­ak, o acor­do foi ob­ti­do no fi­nal de uma reu­nião en­tre os dois lí­de­res, que de­cor­reu no Pa­lá­cio Pre­si­den­ci­al em Ju­ba, ca­pi­tal do país, pa­ra abor­dar as ques­tões pen­den­tes do acor­do de paz as­si­na­do há um ano na Etió­pia.

“O ob­jec­ti­vo des­ta vi­si­ta é tra­tar to­dos os ca­sos pen­den­tes no acor­do de paz. Es­tes en­con­tros ser­vem pa­ra con­se­guir a paz no Sudão do Sul”, des­ta­cou o as­ses­sor, acres­cen­tan­do que o lí­der opo­si­tor foi acom­pa­nha­do pe­lo ge­ne­ral Moham­med Ham­dan Da­ga­lo, co­nhe­ci­do co­mo "He­med­ti", con­si­de­ra­do co­mo o ho­mem for­te do Exér­ci­to do Sudão, país que ac­tu­ou co­mo me­di­a­dor no pro­ces­so sul-su­da­nês.

“A vi­si­ta de Ma­char, que ac­tu­al­men­te re­si­de no Sudão, acon­te­ceu após a sus­pen­são de um en­con­tro que es­ta­va pre­vis­to pa­ra Ju­lho em Ad­dis Abe­ba, pe­la re­jei­ção do Go­ver­no sul-su­da­nês de re­a­li­zar reu­niões fo­ra de Ju­ba”, ex­pli­cou o as­ses­sor.

He­med­ti acom­pa­nhou Ma­char por­que o lí­der opo­si­tor tem que vi­a­jar pa­ra o Sudão do Sul acom­pa­nha­do de al­guém do al­to es­ca­lão do vi­zi­nho do Nor­te até que se­jam re­sol­vi­dos os pon­tos dis­cor­dan­tes do pac­to. Além dis­so, o ge­ne­ral irá reu­nir-se com os re­bel­des su­da­ne­ses exi­la­dos no Sudão do Sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.