Lí­de­res do con­ti­nen­te com idei­as con­ver­gen­tes

Jornal de Angola - - ESPECIAL -

O pri­mei­ro dia do 5º FIA foi mar­ca­do por in­ter­ven­ções dos Che­fes de Es­ta­do pre­sen­tes no even­to, que coin­ci­di­ram em que a Áfri­ca es­tá cheia de de­sa­fi­os, mas, so­bre­tu­do, de opor­tu­ni­da­des. Em­bo­ra, ca­da uma das in­ter­ven­ções ti­ves­se as­pec­to es­pe­cí­fi­co, hou­ve con­ver­gên­cia em mui­tas ou­tras ques­tões.

A elec­tri­fi­ca­ção do con­ti­nen­te, a cons­tru­ção de in­fra-es­tru­tu­ras, cri­a­ção de con­di­ções pa­ra o fo­men­to do emprego por via do in­ves­ti­men­to es­tran­gei­ro ou na­ci­o­nal e a ne­ces­si­da­de da me­lho­ria do am­bi­en­te de ne­gó­ci­os fo­ram as ques­tões mais ci­ta­das nos di­ver­sos dis­cur­sos.

O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, João Lou­ren­ço, e o seu ho­mó­lo­go do Rwan­da, Paul Ka­ga­me, con­si­de­ra­ram que Áfri­ca pre­ci­sa de mu­dan­ças ur­gen­tes e de aban­do­nar as ve­lhas prá­ti­cas, se qui­ser dei­xar pa­ra a his­tó­ria os as­sus­ta­do­res ín­di­ces de po­bre­za.

O Fó­rum In­ves­tir em Áfri­ca foi ins­ti­tuí­do em 2015 co­mo pla­ta­for­ma in­ter­na­ci­o­nal pa­ra pro­mo­ver a co­o­pe­ra­ção mul­ti­la­te­ral e as opor­tu­ni­da­des de in­ves­ti­men­to no con­ti­nen­te afri­ca­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.