De­fen­di­da a cons­tru­ção de fu­ros de água

Jornal de Angola - - REGIÕES - Do­min­gos Ca­lu­ci­pa |

Os mem­bros do Con­se­lho Pro­vin­ci­al de Aus­cul­ta­ção da Co­mu­ni­da­de do Cunene de­fen­dem a apli­ca­ção de mais re­cur­sos do or­ça­men­to do pró­xi­mo ano na cons­tru­ção de fu­ros de água em vez de es­co­las e pos­tos de saú­de, ten­do em aten­ção a gri­tan­te fal­ta de água pa­ra a po­pu­la­ção e pa­ra o ga­do.

João Jim­bi, do Con­se­lho de Igre­jas Cris­tãs de An­go­la, con­si­de­ra ser ne­ces­sá­ria a dis­po­ni­bi­li­za­ção de água e co­mi­da pa­ra a po­pu­la­ção e pa­ra o ga­do an­tes de se pen­sar na edi­fi­ca­ção de no­vas in­fra-es­tru­tu­ras escolares ou de saú­de.

Pa­ra o rei do Cu­a­nha­ma, Ge­ró­ni­mo Ha­lein­ge, pou­co va­le­ria a cons­tru­ção de mais es­co­las, pois, mui­tas an­dam aban­do­na­das por­que os alu­nos le­vam o ga­do pa­ra as zo­nas de tran­su­mân­cia, on­de exis­tem me­lho­res con­di­ções.

O go­ver­na­dor Vi­gí­lio Tyo­va dis­se que a pro­vín­cia vai pro­cu­rar in­ver­ter al­guns pro­jec­tos vi­ra­dos pa­ra os sec­to­res da Edu­ca­ção e da Saú­de, ins­cri­tos no Or­ça­men­to de 2020, cons­truin­do mais sis­te­mas de água pa­ra as po­pu­la­ções e pa­ra o ga­do.

O go­ver­na­dor des­ta­cou igual­men­te a ne­ces­si­da­de de se cri­ar um ban­co ali­men­tar per­ma­nen­te pa­ra acu­dir as po­pu­la­ções que vi­vem o fla­ge­lo da se­ca. O go­ver­no da pro­vín­cia pre­vê abrir e re­cu­pe­rar 170 fu­ros de água por mu­ni­cí­pio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.