Po­lui­ção do ar ace­le­ra do­en­ças pul­mo­na­res

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

A po­lui­ção at­mos­fé­ri­ca, es­pe­ci­al­men­te pe­lo ozo­no, que es­tá a au­men­tar de­vi­do às al­te­ra­ções cli­má­ti­cas, po­de ace­le­rar do­en­ças pul­mo­na­res tan­to quan­to fu­mar um ma­ço de ci­gar­ros por dia, in­di­ca um es­tu­do fei­to nos EUA.

Se­gun­do o jor­nal por­tu­guês “Pú­bli­co”, o no­vo es­tu­do, fei­to pe­las universida­des nor­te-ame­ri­ca­nas de Washing­ton, Co­lum­bia e Buf­fa­lo, foi pu­bli­ca­do na re­vis­ta ci­en­tí­fi­ca da As­so­ci­a­ção Mé­di­ca Ame­ri­ca­na (“The Jour­nal of the Ame­ri­can Me­di­cal As­so­ci­a­ti­on-JAMA”).

No ar­ti­go, os in­ves­ti­ga­do­res ad­ver­tem pa­ra o fac­to de a po­lui­ção do ar ace­le­rar a pro­gres­são do en­fi­se­ma pul­mo­nar.

Ain­da que es­tu­dos an­te­ri­o­res já te­nham mos­tra­do uma ligação cla­ra en­tre os po­lu­en­tes no ar e al­gu­mas do­en­ças pul­mo­na­res e car­día­cas, o no­vo es­tu­do de­mons­tra a as­so­ci­a­ção en­tre uma ex­po­si­ção pro­lon­ga­da aos prin­ci­pais po­lu­en­tes at­mos­fé­ri­cos, es­pe­ci­al­men­te o ozo­no, e o aumento do en­fi­se­ma.

O en­fi­se­ma pul­mo­nar é a des­trui­ção do te­ci­do pul­mo­nar, que cau­sa tos­se e fal­ta de ar e le­va à re­du­ção do oxi­gé­nio no san­gue, o que di­fi­cul­ta a res­pi­ra­ção e au­men­ta o ris­co de morte.

“Fi­cá­mos sur­pre­en­di­dos ao ver nos exa­mes dos pul­mões, co­mo foi for­te o im­pac­to da po­lui­ção at­mos­fé­ri­ca na pro­gres­são do en­fi­se­ma, ao mes­mo ní­vel dos efei­tos do ta­ba­gis­mo, o qual é de lon­ge a cau­sa mais co­nhe­ci­da de en­fi­se­ma”, dis­se um dos prin­ci­pais au­to­res do es­tu­do, Jo­el Kauf­man, pro­fes­sor de Ci­ên­ci­as Am­bi­en­tais e Saú­de Ocu­pa­ci­o­nal da Uni­ver­si­da­de de Washing­ton.

A in­ves­ti­ga­ção con­cluiu que se o ní­vel do ozo­no no am­bi­en­te au­men­tar mui­to em re­la­ção ao que se ve­ri­fi­ca­va, há uma dé­ca­da, tal te­rá efei­tos no en­fi­se­ma idên­ti­cos a fu­mar um ma­ço de ci­gar­ros por dia.

Os re­sul­ta­dos do es­tu­do são ba­se­a­dos nu­ma ex­ten­sa in­ves­ti­ga­ção, de 18 anos, en­vol­ven­do mais de 7.000 pes­so­as e um exame de­ta­lha­do da po­lui­ção do ar en­tre 2000 e 2018, em seis re­giões me­tro­po­li­ta­nas dos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca.

DR

Exame de Raio X ser­ve pa­ra ava­li­ar o es­ta­do do pul­mão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.