Có­di­go de Éti­ca é le­va­do à as­sem­bleia de jor­na­lis­tas

Even­to vai apro­var o Có­di­go de Éti­ca e De­on­to­lo­gia Pro­fis­si­o­nal e ele­ger os mem­bros que vão in­te­grar a co­mis­são

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - Ma­nu­e­la Go­mes

A En­ti­da­de Re­gu­la­do­ra da Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al An­go­la­na (ERCA) anun­ci­ou on­tem, em Lu­an­da, a re­a­li­za­ção de uma as­sem­bleia-ge­ral de jor­na­lis­tas pa­ra o pró­xi­mo dia 26 de Ou­tu­bro, deu a co­nhe­cer o pre­si­den­te da agre­mi­a­ção, du­ran­te uma con­fe­rên­cia de im­pren­sa.

Ade­li­no de Al­mei­da dis­se que no even­to se­rá apro­va­do o Có­di­go de Éti­ca e De­on­to­lo­gia Pro­fis­si­o­nal e vão ser elei­tos os mem­bros que vão in­te­grar a Co­mis­são da Car­tei­ra e Éti­ca, ac­ti­vi­da­des que se­rão an­te­ce­di­das de con­fe­rên­ci­as pro­vin­ci­ais, pa­ra ga­ran­tir má­xi­ma le­gi­ti­ma­ção e de­mo­cra­ti­ci­da­de.

As con­fe­rên­ci­as pro­vin­ci­ais que te­rão iní­cio dia 14 do mês em cur­so, vi­sam pro­ce­der a uma au­di­ção às associaçõe­s pro­fis­si­o­nais e ao Sin­di­ca­to de Jor­na­lis­tas An­go­la­nos (SJA), no cum­pri­men­to do pres­su­pos­to le­gal, plas­ma­do na Lei de Im­pren­sa.

Nu­ma pri­mei­ra fa­se, se­rão re­a­li­za­dos en­con­tros pro­vin­ci­ais em Benguela, Huí­la, Ca­bin­da e Hu­am­bo, es­ten­den­do-se de­pois por to­do país, até em vés­pe­ras da re­a­li­za­ção da as­sem­bleia-ge­ral.

Ade­li­no de Al­mei­da dis­se es­pe­rar por uma am­pla par­ti­ci­pa­ção dos jor­na­lis­tas no pro­ces­so que vai en­ri­que­cer o pro­jec­to de có­di­go adop­ta­do pe­las associaçõe­s pro­fis­si­o­nais e ele­ger os de­le­ga­dos a as­sem­bleia-ge­ral, na qual res­sal­ta que as pro­vín­ci­as com mais de 50 jor­na­lis­tas ele­gem três de­le­ga­dos, en­quan­to as que ti­ve­rem me­nos, ele­ge­rão ape­nas dois.

A re­cep­ção das lis­tas das can­di­da­tu­ras con­cor­ren­tes, pa­ra a elei­ção da Co­mis­são da Car­tei­ra e Éti­ca, tem iní­cio a 27 de Se­tem­bro, na se­de da ERCA, de­ven­do ser com­pos­ta por dez mem­bros, sen­do se­te jor­na­lis­tas efec­ti­vos e três su­plen­tes.

A Co­mis­são da Car­tei­ra e Éti­ca com­pe­te atri­buir, re­no­var, sus­pen­der ou ces­sar os tí­tu­los de acre­di­ta­ção dos pro­fis­si­o­nais da co­mu­ni­ca­ção so­ci­al, bem co­mo apre­ci­ar, jul­gar e san­ci­o­nar a vi­o­la­ção dos de­ve­res éti­co-de­on­to­ló­gi­cos dos jor­na­lis­tas.

VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Pre­si­den­te da ERCA, Ade­li­no de Al­mei­da, anun­ci­ou as eta­pas a cum­prir até ao con­cla­ve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.