Pro­fes­so­res que­rem co­bran­ça de emo­lu­men­tos

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - Ká­tia Ra­mos |

A As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal dos Pro­fes­so­res An­go­la­nos (APA) ape­lou, on­tem, em Lu­an­da, ao ti­tu­lar do Po­der Exe­cu­ti­vo, no sen­ti­do de re­gu­la­ri­zar e au­to­ri­zar a co­bran­ças de ta­xas e emo­lu­men­tos pe­los ser­vi­ços pres­ta­dos em es­co­las de di­ver­sos ní­veis de en­si­no do país.

Num en­con­tro que reu­niu mem­bros do se­cre­ta­ri­a­do pro­vin­ci­al de Lu­an­da, mu­ni­ci­pais e dis­tri­tais, a APA ana­li­sou as im­pli­ca­ções da cir­cu­lar so­bre a proi­bi­ção de co­bran­ça de emo­lu­men­tos em es­co­las pú­bli­cas da ca­pi­tal e pas­sou em re­vis­ta o es­ta­do ac­tu­al da Edu­ca­ção no país.

O pre­si­den­te da APA, Ma­nu­el Gon­ga, dis­se que a mes­ma cir­cu­lar cha­mou a aten­ção da as­so­ci­a­ção, que já re­a­li­zou aus­cul­ta­ção jun­to do Ga­bi­ne­te Pro­vin­ci­al de Edu­ca­ção de Lu­an­da, pa­ra com­pre­en­der me­lhor a si­tu­a­ção re­al da ges­tão das es­co­las.

Iná­cio Gon­ga adi­an­tou que proi­bir a co­bran­ça de emo­lu­men­to cria uma re­gres­são a ní­vel de evo­lu­ção no en­si­no, do pon­to de vis­ta de avaliação do pro­ces­so edu­ca­ti­vo..

"O or­ça­men­to dis­tri­buí­do a ní­vel das es­co­las não ser­ve pa­ra fa­zer co­ber­tu­ra aos ser­vi­ços ad­ja­cen­tes, co­mo a hi­gi­e­ne, pa­pel e ou­tros. Por is­so, não es­ta­mos con­tra o pro­ces­so de re­or­ga­ni­za­ção e re­es­tru­tu­ra­ção da eco­no­mia, mas sim a cha­mar a aten­ção pa­ra a au­sên­cia e o ris­co das es­co­las fun­ci­o­na­rem com uma bai­xa qua­li­da­de, prin­ci­pal­men­te em re­la­ção aos ser­vi­ços bá­si­cos", de­fen­deu.

As es­co­las do I Ci­clo, fri­sou, não re­ce­bem apoio fi­nan­cei­ro, ra­zão pe­la qual é com ba­se nos emo­lu­men­tos co­bra­dos que têm ga­ran­ti­do a ges­tão das ins­ti­tui­ções.

Iná­cio Gon­ga acres­cen­tou que o or­ça­men­to di­rec­ci­o­na­do pa­ra a ges­tão das es­co­las vem das ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais, mas que é in­su­fi­ci­en­te pa­ra dar co­ber­tu­ra às ne­ces­si­da­des das es­co­las.

A in­su­fi­ci­en­te ver­ba dis­po­ni­bi­li­za­da pe­las ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais às es­co­las, de acor­do com o pre­si­den­te da APA, tem con­tri­buí­do pa­ra o ac­tu­al es­ta­do de de­gra­da­ção de mui­tas es­co­las.

KINDALA MA­NU­EL | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Pro­fes­so­res de Lu­an­da es­ti­ve­ram reu­ni­dos on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.