Exe­cu­ti­vo es­tá a in­ves­tir mui­to na saú­de ocu­lar

Jornal de Angola - - SOCIEDADE - Vic­tó­ria Fer­rei­ra

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Saú­de pa­ra a Área Hos­pi­ta­lar, Le­o­ran­do Eu­ro­peu Ino­cên­cio, dis­se on­tem, em Lu­an­da, que es­tá em cur­so um pro­ces­so de aqui­si­ção de equi­pa­men­tos pa­ra as ci­rur­gi­as não só de ca­ta­ra­tas, mas tam­bém pa­ra ou­tras in­ter­ven­ções de fo­ro of­tal­mo­ló­gi­co.

Le­o­nar­do Eu­ro­peu Ino­cên­cio fa­la­va du­ran­te o pri­mei­ro en­con­tro na­ci­o­nal de of­tal­mo­lo­gia, re­a­li­za­do sob o le­ma: "Uni­dos pe­la saú­de ocu­lar", pro­mo­vi­do pe­la Or­dem dos Mé­di­cos de An­go­la. Re­fe­riu que o Ministério da Saú­de es­tá pre­o­cu­pa­do em res­pon­der às in­qui­e­ta­ções de saú­de ocu­lar da po­pu­la­ção, que têm vin­do a au­men­tar to­dos os di­as.

O Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Of­tal­mo­lo­gia, o cen­tro de Benguela e ou­tras ins­ti­tui­ções que re­a­li­zam ci­rur­gia de al­ta com­ple­xi­da­de em of­tal­mo­lo­gia, ain­da pre­ci­sam de mai­or in­ves­ti­men­to em tec­no­lo­gia e em re­cur­sos hu­ma­nos, pa­ra cor­res­pon­de­rem às dis­tin­tas si­tu­a­ções, de­cla­rou na oca­sião o go­ver­nan­te.

Apon­tou a ci­rur­gia por fa­ver­mul­ti­fi­ca­ção, um in­ves­ti­men­to que de­ve ser es­ten­di­do a to­das as ins­ti­tui­ções e não ape­nas à ha­bi­tu­ais, bem co­mo a sub­ven­ção de me­di­ca­men­tos pa­ra o tra­ta­men­to do glau­co­ma.

O Ins­ti­tu­to Of­tal­mo­ló­gi­co Na­ci­o­nal, em Lu­an­da, re­ce­be men­sal­men­te 4500 pa­ci­en­tes pa­ra consultas de ca­ta­ra­tas, glau­co­mas e re­ti­na, cu­jos ca­sos têm vin­do a au­men­tar des­de 2014, ten­do es­te ano si­do já aten­di­dos 27.000 do­en­tes, nu­ma es­tru­tu­ra mui­to pe­que­na.

Se­gun­do a di­rec­to­ra do Ins­ti­tu­to Of­tal­mo­ló­gi­co Na­ci­o­nal, Luí­sa Pai­va, mui­tos ca­sos po­di­am ser evi­ta­dos, co­mo as ca­ta­ra­tas, que che­gam num es­ta­do avan­ça­do. A ame­tro­pia é a prin­ci­pal do­en­ça que le­va as pes­so­as a so­li­ci­ta­rem os ser­vi­ços do ins­ti­tu­to.

AL­BER­TO PE­DRO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

No­vos equi­pa­men­tos pa­ra tra­ta­men­to das vis­tas se­rão ad­qui­ri­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.