Ar­te de Mas­sa­no Júnior re­co­nhe­ci­da no Lo­bi­to

Jornal de Angola - - CULTURA - Je­sus Sil­va | Lo­bi­to

Mas­sa­no Júnior foi con­si­de­ra­do, no do­min­go, no Lo­bi­to, um íco­ne da Música Po­pu­lar An­go­la­na, du­ran­te uma ho­me­na­gem pro­mo­vi­da pe­la Ca­sa Ro­sa Pro­mo­ções e So­ba-Ca­tum­be­la, em par­ce­ria com a Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal do Lo­bi­to, no en­cer­ra­men­to das ac­ti­vi­da­des alu­si­vas aos 106 anos da­que­la ci­da­de.

Se­gun­do o ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal do Lo­bi­to, Nel­son da Con­cei­ção, quem vi­veu nas dé­ca­das de 1980 e 1990 tem de se re­cor­dar “des­te íco­ne da música an­go­la­na”. “É com mui­to or­gu­lho que ve­nho aqui fa­zer-lhe es­ta ho­me­na­gem”, sa­li­en­tou.

Pa­ra Nel­son da Con­cei­ção, a Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal do Lo­bi­to tem de agra­de­cer o que es­sa figura mui­to trans­mi­tiu. “Es­te se­rá o úl­ti­mo ano em que va­mos co­me­mo­rar o ani­ver­sá­rio da ci­da­de na con­di­ção de Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal, por­que te­re­mos pro­va­vel­men­te em 2020, a pri­mei­ra co­me­mo­ra­ção já no qua­dro das au­tar­qui­as. Nem sa­be­mos quem se­rão os au­tar­cas, fac­to pe­lo qual es­te ano de­ci­di­mos fa­zer os fes­te­jos dos 106 anos com um ri­co pro­gra­ma cul­tu­ral.”

A Ban­da Ka­mu­tan­gre Show “KS”, à se­me­lhan­ça de Mas­sa­no Júnior, tam­bém foi dis­tin­gui­da, no do­min­go, com uma men­ção hon­ro­sa, pe­los fei­tos em prol da música an­go­la­na, com par­ti­cu­lar des­ta­que na ci­da­de do Lo­bi­to, nas dé­ca­das de 1980 e 1990.

Em de­cla­ra­ções ao Jor­nal de An­go­la, Mas­sa­no Júnior con­si­de­rou ser, pra­ti­ca­men­te, do Lo­bi­to, on­de che­gou com dois anos, es­tu­dou no Co­lé­gio Nos­sa Se­nho­ra do Sa­mei­ro, na Mis­são Evan­gé­li­ca e na Es­co­la Co­mer­ci­al, no bair­ro do Com­pão, an­tes de ir pa­ra Lu­an­da. O mú­si­co deu iní­cio à car­rei­ra ar­tís­ti­ca no gru­po Os Ma­lam­bas, no Lo­bi­to, uma fun­da­ção do fa­le­ci­do Cor­reia Victor. De­pois, in­te­grou os Ne­go­lei­ros do Rit­mo, fun­dou o Áfri­ca Show, di­ri­giu o ins­tru­men­tal 1º de Maio e O Sem­ba Áfri­ca.

Mas­sa­no Júnior enal­te­ceu as au­to­ri­da­des do mu­ni­cí­pio do Lo­bi­to por o te­rem brin­da­do com a ho­me­na­gem. “Uma ho­me­na­gem que pen­so ser dig­na e me­re­ci­da. Lem­bra­ram-se da pas­sa­gem pe­lo Lo­bi­to e é fru­to do re­co­nhe­ci­men­to em prol do que fiz pa­ra o en­gran­de­ci­men­to da música”.

Mas­sa­no Júnior exor­tou os ar­tis­tas da no­va ge­ra­ção a me­lho­ra­rem as le­tras, por­que mui­tas de­las são ab­sur­das. “En­quan­to es­ti­ver vi­vo vou con­ti­nu­ar a can­tar, es­pe­ran­do por me­lho­res di­as” con­cluiu. Ger­ry, te­cla­dis­ta e di­rec­tor da Ban­da KS, agra­de­ceu, no ac­to, a ho­me­na­gem e des­ta­cou as fi­gu­ras de Vi­ri­a­to dos San­tos Pin­to e Jo­a­quim Tei­xei­ra “Tchom­bé” que os in­cen­ti­va­ram e abri­ram ca­mi­nho pa­ra o êxi­to.

Pa­ra o mú­si­co Ti­vi­né, do Cuanza- Sul, que par­ti­ci­pou no cal­do, as ho­me­na­gens fo­ram me­re­ci­das, pe­la ale­gria pro­por­ci­o­na­da, quer por Mas­sa­no Júnior, quer pe­la Ban­da KS, à po­pu­la­ção lo­bi­tan­ga, nas dé­ca­das de 1980 e 1990.

Além de Ti­vi­né, par­ti­lha­ram o pal­co com Mas­sa­no Júnior o agru­pa­men­to mu­si­cal Os Ki­e­zos, Ban­da Rit­mos do Fla­min­go, do Lo­bi­to, e Tony do Fu­mo (Fi­lho).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.