Jornal de Angola

ONU encoraja Camarões a continuar com abertura

-

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, encorajou, ontem, as autoridade­s camaronesa­s “a continuare­m a adoptar mais medidas de confiança e de reconcilia­ção”, num comunicado publicado após a libertação, no sábado, do principal opositor político Maurice Kamto.

Ao saudar a decisão do Presidente camaronês, Paul Biya, bem como a libertação de 102 membros do partido Movimento para o Renascimen­to dos Camarões (MRC), António Guterres indicou ,também, “ter registado a libertação de 333 detidos durante a crise nas regiões do Nordeste e do Sudoeste” do país.

“O Secretário-Geral congratulo­u-se também, com a realização do diálogo nacional” e pediu que haja também a “continuaçã­o efectiva”, de acordo com um comunicado.

A ONU continua disponível para ajudar as autoridade­s e o povo camaronês, reiterou.

Maurice Kamto, candidato derrotado nas eleições presidenci­ais de 2018, foi libertado no sábado, em Yaoundé, ao fim de nove meses de detenção. O opositor foi detido no final de Janeiro, com centenas de apoiantes, na sequência de manifestaç­ões pacíficas contra os resultados das presidenci­ais.

Maurice Kamto, líder da oposição camaronesa, foi libertado, sábado, ao final da tarde, após cumprir oito meses de cadeia e aguarda em liberdade a conclusão do processo judiciário.

A libertação de Maurice Kamto foi anunciada pelo próprio Presidente Paul Biya, através de um comunicado.

Em Yaoundé circulam rumores sobre a possibilid­ade dos seus processos serem anulados pela Justiça.

Mas a situação de Maurice Kamto é um pouco diferente, uma vez que, na qualidade de líder do principal partido da oposição, é, igualmente, acusado de “incitament­o à desobediên­cia”, incorrendo numa pesada pena de prisão, caso o processo siga para julgamento.

 ?? DR ?? Líder da oposição camaronês e apoiantes já estão em liberdade
DR Líder da oposição camaronês e apoiantes já estão em liberdade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola