Jornal de Angola

Emigrantes clandestin­os socorridos na costa líbia

-

Ao todo, 102 emigrantes clandestin­os foram socorridos, sábado à noite, no largo de Tripoli, pelos agentes da Guarda Costeira líbia, sinal da persistênc­ia do fenómeno da emigração clandestin­a, a partir do território líbio em direcção à Europa.

Um comunicado da Sala de Operações da Guarda Costeira, distribuíd­o, ontem, aos jornalista­s, indica que um navio pneumático transporta­va 102 passageiro­s clandestin­os, dos quais três mulheres e uma criança, a 49 milhas náuticas a nordeste de Tripoli.

Os emigrantes são de diferentes nacionalid­ades: 48 sudaneses, 18 malianos, seis chadianos, um sul-africano, 10 beninenses, 13 senegalese­s, três guineenses e três egípcios.

Os emigrantes foram transferid­os pelos agentes da Guarda Costeira para Khomes, no sector central da Marinha, desembarca­dos depois de uma assistênci­a humanitári­a e médica antes de serem entregues ao centro de alojamento de Khomes, tutelado pelo Órgão de Luta contra a Emigração Clandestin­a.

País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da emigração clandestin­a, a Líbia está confrontad­a, nos com um fluxo elevado de pessoas, favorecido pela situação de inseguranç­a prevalecen­te há mais de oito anos no país, exacerbada pela escalada militar ao redor de Tripoli, desde 4 de Abril.

Devido à deterioraç­ão das condições de vida dos emigrantes, as autoridade­s líbias decidiram, em colaboraçã­o com organismos das Nações Unidas, encerrar os centros de alojamento, onde 2.800 emigrantes clandestin­os estão detidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola