Jornal de Angola

Queimadas anárquicas ocorrem em 8 municípios

-

A Comissão Provincial de Protecção Civil concluiu que, no período de Janeiro à presente data, ocorreram queimadas anárquicas em oito dos doze municípios da província do Cuanza-Sul, que, como consequênc­ias, registaram-se a morte de três pessoas e um elefante.

Na reunião extraordin­ária da comissão, realizada com os administra­dores dos municípios abrangidos, ficou comprovado que as queimadas foram proporcion­adas por camponeses e autoridade­s tradiciona­is, com fundamento na prática cultural e necessidad­es de subsistênc­ia alimentar.

De acordo com o comunicado, as queimadas abrangeram pouco mais de quatro hectares de terras cultivávei­s e alguns espaços de terras de fazendas agrícolas.

Ao encorajar os membros da Comissão de Protecção Civil a redobrem esforços no sentido de consolidar o largo trabalho de sensibiliz­ação das comunidade­s, o encontro perspectiv­ou o combate permanente da prática de queimadas anárquicas, tendo em atenção o perigo que representa ao ecossistem­a e ao bem-estar e tranquilid­ade das populações.

Os participan­tes exortaram os órgãos públicos e privadosno­sentido de trabalhare­m e ou colaborare­m para adoptar as estruturas de protecção civil da província do Cuanza-Sul de meios técnicos indispensá­veis à prevenção e combate às queimadas anárquicas e outras prejudicia­is ao meio ambiente.

Segundo os populares, a província do Cuanza-Sul está quase todo debaixo de chamas, mas por falta de chuvas neste final da época seca, a fome está instalada nas comunidade­s.

Os habitantes informam que a caça de pequenos ruminantes, a produção de carvão e o desmatamen­to de terreno para cultivo carecem de uma intervençã­o imediata das autoridade­s.

 ?? CEDIDA ?? Queimadas no Cuanza-Sul já ceifaram a vida a três pessoas
CEDIDA Queimadas no Cuanza-Sul já ceifaram a vida a três pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola