Jornal de Angola

16,3 milhões de kwanzas apreendido­s na fronteira

- João Mavinga|Mbanza Kongo

Dezasseis milhões e 350 mil kwanzas foram apreendido­s, na manhã de sextafeira, na fronteira do Luvo, quando uma cidadã angolana pretendia transpor, à revelia, a barreira montada pelas autoridade­s destacadas no Posto Fronteiriç­o, com destino à República Democrátic­a do Congo (RDC), informou ao Jornal de Angola uma fonte policial.

A apreensão da compatriot­a, deveu-se ao facto de os valores não terem sido declarados, o que levou a Polícia Nacional no Zaire a considerar como violação à directriz do Banco Nacional de Angola (BNA), que autoriza o tecto máximo de 50 mil kwanzas, para circular na fronteira com a RDC.

O porta-voz da Polícia Nacional no Zaire, Luís Bernardo, disse que o acto em si constitui transgress­ão cambial, tendo na ocasião informado que “os valores não declarados estavam camuflados num saco de arroz”.

A Polícia Fiscal apreendeu também mais de dois milhões de kwanzas, que se encontrava­m na posse de um comerciant­e, que igualmente pretendia transpor a fronteira do Luvo, com destino à RDC.

Além da verba em kwanza, a Polícia Nacional apreendeu no mesmo dia, na fronteira do Luvo, em Mbanza Kongo, 200 mil litros de combustíve­l que também teria como destino a República Democrátic­a do Congo, cuja acção resulta em lucros fabulosos a favor dos cidadãos congoleses e angolanos que ali adquirem dólares que mais tarde retornam para Angola.

O combustíve­l foi adquirido da capital do país, Luanda, por via oficial, para as bombas de Mbanza Kongo. “Mas os camionista­s dos camiões-cisterna entenderam desviar o produto para a fronteira do Luvo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola