Jornal de Angola

Residência Artística recria Luanda

-

A primeira edição da Residência Artística “Luuanda”, destinada a criadores visuais e curadores emergentes dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), decorre de hoje até 25 deste mês, na capital do país, numa iniciativa do colectivo cultural “Pés Descalços”.

De acordo com uma nota de imprensa do “Pés Descalços”, nesta edição, foram selecciona­dos sete artistas plásticos, nomeadamen­te Cynthia Silveira, Flávio Cardoso, Sofia Yala Rodrigues e Yola Balanga (Angola), Diogo Bento e Yuran Henrique (Cabo Verde) e Hugo Bento (Moçambique).

O programa de residência­s artísticas “Luuanda”, pretende focar-se na experiênci­a que é viver na contempora­neidade da cidade capital, através das personagen­s, ritmos, poesia, nostalgia e drama, seguindo a construção imaginária tão explorada na literatura, dentre outros, de escritores como Luandino Vieira, Uanhenga Xito e Ondjaki.

O documento refere que esta cidade pós-colonial é marcada por fluxos migratório­s e por vários processos de mudança, pelo trânsito, luzes e ruídos, pelos vendedores e vendedoras de rua que criam um importante espaço de economia informal do país, ao expor diariament­e tudo o que vendem.

Estas dinâmicas resultam numa circulação de corpos e vidas que parecem ter sido esquecidas pelo processo de cresciment­o do país. O projecto terá como foco as metodologi­as e processos de investigaç­ão em arte e como pano de fundo a cidade de Luanda e suas instituiçõ­es culturais.

A Residência Artística tem financiame­nto da Fundação Calouste Gulbenkian e apoio da Academia BAI.

 ?? DR ?? Caboverdia­no Yuran Henrique é um dos participan­tes na residência
DR Caboverdia­no Yuran Henrique é um dos participan­tes na residência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola