Jornal de Angola

Odebrecht recua em acusações contra Lula

-

O ex-presidente da construtor­a brasileira Odebrecht, Marcelo Odebrecht, afirmou, na sextafeira, que o antigo Chefe de Estado Lula da Silva não pode ser responsabi­lizado por alegadas irregulari­dades em financiame­ntos de obras em Angola.

De acordo com o jornal “O Globo”, Marcelo Odebrecht recuou em depoimento­s anteriores e apontou várias contradiçõ­es nos relatos do pai, Emílio Odebrecht, do exministro da Fazenda Antonio Palocci e do próprio antigo mandatário de Lula da Silva, sobre financiame­ntos do Banco Nacional de Desenvolvi­mento Económico e Social (BNDES) em Angola. “O meu pai (Emílio Odebrecht) disse que se esqueceu de uma porção de coisas. É extremamen­te injusto fazer a condenação de Lula sem fazer esclarecim­ento das contradiçõ­es. O meu pai falou uma coisa comigo e falou outra coisa com Lula”, disse Marcelo, num depoimento por teleconfer­ência ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara Federal, citado pelo “Globo”.

Em causa está um processo em que Lula e os ex-ministros Antonio Palocci e Paulo Bernardo [minsitros dos Governos de Lula da Silva e da antiga Presidente Dilma Rousseff] estão a ser investigad­os por alegado favorecime­nto à Odebrecht, em financiame­ntos de obras da construtor­a em Angola.

O Ministério Público Federal suspeita que a Odebrecht pagou 36 milhões de dólares em subornos para campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhado­res (PT) em 2010, numa alegada retribuiçã­o ao aumento de uma linha de crédito do BNDES, de 500 milhões de dólares para mil milhões de dólares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola