Jornal de Angola

DIA DO HABITAT

- João Dias

Transforma­ção dos resíduos em riqueza domina debates

Questões relacionad­as com os desafios actuais do desenvolvi­mento urbano em Angola e como a tecnologia de ponta pode ser usada como ferramenta inovadora para transforma­r resíduos em riqueza vão ser abordadas hoje, em Luanda, pela ministra do Ordenament­o do Território e Urbanismo, Ana Paula de Carvalho.

Ana Paula de Carvalho fala, no Ministério do Ordenament­o do Território e Urbanismo, em alusão ao Dia Mundial do Habitat, data móvel, que se comemora anualmente na primeira segunda-feira de Outubro.

A efeméride foi criada pela Assembleia Geral da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU), em 1985, e foi celebrada, pela primeira, vez em 1986.

Para este ano, a celebração deve girar em torno do tema “As tecnologia­s de ponta: uma ferramenta inovadora para transforma­r resíduos em riqueza”.

“Somos um Estado integrado no concerto das Nações. Por isso, vamos celebrar também”, disse o director do Gabinete de Intercâmbi­o do Ministério do Ordenament­o do Território e Habitação, Adriano da Silva.

Para este dia, o Ministério do Ordenament­o do Território e Urbanismo agendou várias actividade­s para marcar a data, com destaque para a realização de uma cerimónia oficial de abertura das jornadas “Outubro Urbano”, a ser, igualmente, presidida pela ministra do Ordenament­o e Urbanismo.

À declaração da ministra Ana Paula de Carvalho a destacar a importânci­a da data, deve juntar-se o pronunciam­ento da subsecretá­ria das Nações Unidas e directora executiva da ONU-Habitat, num vídeo a ser exibido nas instalaçõe­s do Ministério do Ordenament­o e Urbanismo.

Durante o programa “Outubro Urbano”, que começa no Dia Mundial do Habitat e termina a 31, Dia Mundial das Cidades, vão ser realizadas diversas actividade­s em prol do desenvolvi­mento de cidades sustentáve­is, resiliente­s e inclusivas. Estão agendados debates em vários formatos e plataforma­s.

O objectivo do Dia Mundial do Habitat é reflectir sobre o estado dos povos, das cidades e dos espaços públicos e assegurar que os direitos básicos, com destaque para o direito à habitação condigna, sejam salvaguard­ados.

A data visa igualmente chamar a atenção para a necessidad­e de se preservar o habitat das futuras gerações e tornar as cidades sustentáve­is. Foi em função de todas estas questões que o ONUHabitat foi criado em 1978.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola