Jornal de Angola

LIDERANÇA DA UNITA

- Bernardino Manje

Alcides Sakala Simões formaliza hoje candidatur­a

O secretário para as Relações Internacio­nais e porta-voz da UNITA, Alcides Sa- kala Simões, formaliza hoje a candidatur­a à liderança do partido, depois de o presidente do grupo parlamenta­r, Adalberto Costa Júnior, ter feito o mesmo na última sexta-feira.

De acordo com uma nota da comissão organizado­ra do XIII Congresso Ordinário da UNITA, Alcides Sakala apresenta a candidatur­a por volta das 12 horas de hoje, último dia em que os restantes aspirantes ao cargo devem formalizar a pretensão.

Diplomata de carreira e actualment­e deputado à Assembleia Nacional, Sakala tinha sido nomeado coordenado­r da comissão que vai dirigir as eleições para se encontrar o novo presidente da UNITA, durante o congresso que se realiza entre os dias 13 e 15 Novembro.

Entretanto, mais tarde, o deputado deixou vago o cargo de coordenado­r da comissão eleitoral, ao decidir, também ele, concorrer à presidênci­a do partido, após Adalberto Costa Júnior, Estêvão José Pedro Kachiungo e Abílio Kamalata Numa terem anunciado a candidatur­a.

Depois de Alcides Sakala foi a vez do também deputado e secretário provincial do partido no Huambo, Liberty Chiyaka, se ter juntado à corrida. José Ka- chiungo e Kamalata Numa anunciaram formalizar esta tarde as candidatur­as à liderança da UNITA. Liberty Chiyaka tem o dia de hoje para também o fazer, sob pena de perder a oportunida­de, por incumprime­nto do prazo.

O próximo presidente da UNITA sucede a Isaías Samakuva, que, depois de uma indecisão sobre se voltava ou não a concorrer, deixa, definitiva­mente, o cargo, 16 anos depois de ser eleito pela primeira vez, em 2003, no primeiro congresso sem o fundador do partido, Jonas Savimbi, morto em combate um ano antes.

 ??  ??
 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário para as Relações Internacio­nais está na corrida
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário para as Relações Internacio­nais está na corrida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola