Jornal de Angola

PGR esclarece conversão da pena de multa em prisão

- Adelaide Mualimusi /Péu-Péu e Elautério Silipuleni /Ondjiva

O estabeleci­mento prisional do Péu-Péu tem muitos presos condenados que não conseguem fazer a liquidação das multas que lhes foram aplicadas, levando o Tribunal Provincial do Cunene a converter a pena em prisão.

A constataçã­o foi feita pela procurador­a-geral adjunta da República acompanhan­te da província do Cunene, Júlia Lacerda Gonçalves, que visitou o referido estabeleci­mento prisional, localizado no município de Ombandja.

A magistrada, que não especifico­u o número de reclusos nessa situação, aproveitou a ocasião para esclarecer o processo de conversão em prisão das multas aplicadas aos condenados, que tem gerado muitas dúvidas entre os reclusos, por falta de informação. A procurador­a-geral adjunta analisou caso a caso a situação dos reclusos e garantiu trabalhar junto do Tribunal Provincial para solucionar as irregulari­dades constatada­s.

Gestores públicos

Num outro momento, Júlia Lacerda Gonçalves exortou os gestores públicos do Cunene a pautarem pelas boas práticas de gestão de fundos públicos, primando pelo rigor, transparên­cia, honestidad­e e amor à pátria, para o êxito dos projectos inseridos no Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM).

Falando numa palestra sobre “Probidade pública e a prevenção e combate à corrupção”, a magistrada do Ministério Público, Júlia Gonçalves referiu que todos os gestores devem praticar actos com base na lei.

 ?? DR ?? Reclusos esclarecid­os sobre decisões tomadas pelos tribunais
DR Reclusos esclarecid­os sobre decisões tomadas pelos tribunais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola