Jornal de Angola

Samakuva admite vir a concorrer para autarca

- Garrido Fragoso

Isaías Samakuva, que em Novembro deixa de ser presidente da UNITA, admitiu, ontem, em Luanda, poder vir a ser candidato às eleições autárquica­s do próximo ano. “Estou a pensar nisso. E vou concorrer lá onde me conhecem bem”, declarou Isaías Samakuva, durante uma conferênci­a de imprensa.

Isaías Samakuva, que em Novembro deixa de ser presidente da UNITA, admitiu ontem, em Luanda, poder vir a ser candidato nas eleições autárquica­s do próximo ano.

“Estou a pensar nisso. E vou concorrer lá onde me conhecem bem”, declarou Isaías Samakuva, durante uma conferênci­a de imprensa realizada na sede do partido, que contou com a maioria dos candidatos à liderança da UNITA.

Aos jornalista­s, Isaías Samakuva deixou claro que, como estabelece os estatutos do partido, o cabeça de lista às eleições gerais de 2022 será o presidente do partido, a ser eleito no congresso ordinário que se realiza entre os dias 13 e 15 de Novembro.

O ainda presidente da UNITA informou, entretanto, que existe a possibilid­ade de os estatutos do partido, nomeadamen­te o ponto referente ao cabeça de lista, virem a ser alterados, durante o próximo congresso ordinário. Esta tese, sublinhou, não foi elaborada nem posta à discussão por ele. Mas deixou claro que, se o assunto for discutido no conclave de Novembro, haverá a possibilid­ade de o cabeça de lista da UNITA não vir a ser, necessaria­mente, o presidente do partido. Num eventual cenário de alteração dos estatutos, Samakuva não descartou a hipótese de vir a concorrer como Presidente da República nas eleições gerais de 2022. “Uma das coisas que aprendemos na vida é que nunca devemos dizer que desta água nunca beberei”, afirmou.

O líder da UNITA reafirmou que não vai voltar a concorrer à liderança do partido, mas deixou claro que em nenhum momento disse que iria deixar a vida política, sublinhand­o que “quem está na política não se reforma”.

Samakuva admitiu, com efeito, a possibilid­ade de regressar ao Parlamento, onde suspendeu o seu assento, devido ao trabalho como presidente da UNITA. O político justificou o regresso à Assembleia Nacional por considerál­a “a plataforma adequada para fazer política”.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente cessante da UNITA falou ontem sobre o seu futuro
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente cessante da UNITA falou ontem sobre o seu futuro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola