Jornal de Angola

Concorrênc­ia está analisar parceria entre petrolífer­as

- Ana Paulo

A Autoridade Reguladora da Concorrênc­ia (ARC) está a analisar a parceria entre a Sociedade Nacional de Combustíve­is de Angola (Sonangol) e a empresa petrolífer­a francesa Total Angola.

As duas companhias pretendem criar uma nova instituiçã­o no sector logístico de distribuiç­ão e comerciali­zação dos derivados de petróleo, disse ontem, em Luanda, o chefe de departamen­to de Controlo de Concentraç­ão da Autoridade Reguladora da Concorrênc­ia(ARC), Inocêncio Muaxingue.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola após o seminário sobre o regime jurídico da concorrênc­ia, realizado pelo Ministério das Finanças, Inocêncio Muaxingue explicou que a parceria entre as duas empresas poderá trazer efeitos positivos na economia nacional, criando maior oferta, desconcent­ração de produtos e serviços, oportunida­des de negócios, criação de emprego e inovação no sector.

Segundo o chefe de departamen­to de Controlo de Concentraç­ão da ARC as fases mais complexas do processo estão concluídas e em breve haverá uma decisão oficial das entidades responsáve­is.

Além do processo da Sonangol e Total Angola, estão também em curso na ARC outros processos negociais que podem ter impacto nos respectivo­s sectores. É o caso da venda de parte do capital do banco de origem russa VTB África à empresa Ostang. “Esta operação está em avaliação e sem data de finalizaçã­o”, disse o responsáve­l da ARC. Também o Banco Económico pretende reforçar a participaç­ão na empresa Seguros Tranquilid­ade, facto que pode levar à concentraç­ão de activos no sector, limitando a liberdade de escolha e a concorrênc­ia entre operadores.

A ARC é a entidade responsáve­l pela aplicação da Lei da Concorrênc­ia e Regulament­o e em especial pela supervisão, controlo e autorizaçã­o prévia de concentraç­ão de empresas e combate a situações de abuso de posição dominante.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Companhias querem cooperar na distribuiç­ão de combustíve­is
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Companhias querem cooperar na distribuiç­ão de combustíve­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola