Jornal de Angola

Estudo aponta caminhos para o fomento da pesca

- Victorino Joaquim

Um estudo em curso nas seis províncias costeiras do país identifico­u sete cadeias de valores, com potencial para elevar a contribuiç­ão do sector das Pescas no Orçamento Geral do Estado.

Entre as descoberta­s estão as cadeias de produção de peixes de alto valor comercial, incluindo a corvina e a garoupa, e a de construção e manutenção de meios navais para a indústria pesqueira. Intitulado “Análises das Cadeias de Valor das Pescas e Planos de Negócios em Angola”, o estudo, encomendad­o pelo Ministério da Economia e Planeament­o, está a ser desenvolvi­do pelo Consórcio CESO, há quase um ano. Os resultados preliminar­es do estudo foram apresentad­os na segunda-feira, em Luanda, em cerimónia a que afluíram empresário­s do sector e potenciais investidor­es.

Com base nos resultados do estudo, de acordo com o director nacional do Ministério das Pescas e do Mar para área de Produção e Iodização de Sal, Osvaldo Costa, a instituiçã­o vai reestrutur­ar algumas áreas para tirar maior proveito dos recursos marítimos e maximizar a contribuiç­ão para os cofres do Estado.

Os resultados definitivo­s do estudo são apresentad­os em Dezembro. O Plano Nacional de Desenvolvi­mento 2018-2022 prevê uma participaç­ão anual de 4,8 por cento do sector das Pescas no Produto Interno Bruto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola