Jornal de Angola

Mortes elevam-se para cinco

-

O número de vítimas mortais da explosão de uma caldeira, de fabrico artesanal, a 21 de Setembro, na fábrica Zambiami, em Cabinda, subiu para cinco na madrugada desta segunda-feira, sendo a última vítima o angolano Alberto Tembo, que se encontrava internado na Unidade de Cuidados Intensivos (UTI) da Clínica Girassol, em Luanda.

Quatro (dois angolanos e dois chineses), dos 14 trabalhado­res atingidos pelo produto que se encontrava na caldeira à hora dos ensaios, morreram, dia 26 de Setembro, não resistindo à gravidade das queimadura­s.

Até ontem, três pacientes, sendo dois em estado crítico (angolanos) e um estado grave (chinês) continuam internados nos Cuidados Intensivos (UTI).

Na Clínica Girassol estão internados seis pacientes, sendo três na UTI (dois angolanos e um chinês) e três na enfermaria (internamen­to)– todos de nacionalid­ade chinesa. Caldeira de fabrico artesanal que causou vítimas mortais

Os demais estão internados no Hospital dos Queimados e na Clínica Multiperfi­l. Os pacientes apresentar­am-se com queimadura­s graves de II e III graus.

Os trabalhado­res foram transladad­os para Luanda depois de terem sido atingidos pelo produto derramado em alta temperatur­a de uma caldeira artesanal de processame­nto de alcatrão e betão betuminosa que explodiu na hora dos ensaios.

A explosão ocorreu por volta das 16 horas do dia 21 de Setembro quando se procedia ao teste da referida caldeira de fabrico artesanal, que tinha cerca de mil metros cúbicos de alcatrão no momento do processame­nto.

A falta de controlo dos procedimen­tos de segurança provocou a explosão, tendo o produto, a altas temperatur­as, atingido os 14 trabalhado­res que assistiam aos testes.

A empresa Zambiami trabalha em Cabinda no ramo da construção civil, há mais de oito anos, e conta com mais de 200 trabalhado­res angolanos e 100 chineses, entre engenheiro­s civis, arquitecto­s e outros técnicos do ramo.

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA ??
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola