Jornal de Angola

Huambo aposta no museu etnográfic­o

-

O Governo do Huambo está empenhado em transforma­r o museu etnográfic­o local em regional, com base na concepção original do espaço, feito em 1956 pelas autoridade­s coloniais, divulgou, ontem, a Angop.

A pretensão foi anunciada pelo director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Chissanga, quando anunciou, para breve, o arranque de obras de reabilitaç­ão e requalific­ação do museu.

A reabilitaç­ão, adiantou, sem precisar o prazo de execução e o valor financeiro, vai ser acompanhad­a por técnicos da direcção nacional dos museus, preparados para criar as condições para elevação do museu etnográfic­o à categoria regional.

Jeremias Chissanga deu a conhecer ainda que o Museu Etnográfic­o do Huambo, que abriu as portas, em 1957, foi criado pela então Câmara Municipal de Nova Lisboa, com o intuito de recolher dados sobre os costumes do Planalto Central.

A intenção, assegurou, é tornar o museu num espaço capaz de conservar, melhor, as peças ligadas à história das províncias do Bié, Benguela, Cuanza-Sul e Huíla, dado o carácter regional com que foi construído. Actualment­e, confirmou, o museu possui, apenas, 984 peças diversas, quantidade insuficien­te para ser classifica­do como regional, porém está optimista quanto ao aumento deste acervo. O director espera que as obras possam acelerar a aprovação de um diploma legal que confere autonomia ao museu.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Direcção da Cultura quer recuperar muito do acervo perdido
EDIÇÕES NOVEMBRO Direcção da Cultura quer recuperar muito do acervo perdido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola