Jornal de Angola

ENI confirma mais de dois mil milhões de barris de petróleo

- João Dias

O presidente da petrolífer­a italiana ENI, Claudi Descalz, assegurou ontem, em Luanda, que a companhia vai apostar no desenvolvi­mento de projectos sociais na província de Cabinda, com um investimen­to estimado em dez milhões de dólares.

Falando à imprensa no termo de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, o presidente do Conselho de Administra­ção da ENI afirmou que, por enquanto, os projectos precisam ser submetidos à aprovação, numa altura em que a companhia já deu início a alguns programas no sector da Saúde e saneamento.

“É a primeira vez que falamos deste assunto com o Presidente da República e, depois disso, teremos de discutir e apresentar os projectos à comunidade local”, realçou.

Outro aspecto abordado com o Presidente da República, segundo o gestor, foi a questão do acesso à energia produzida através de fontes renováveis. “É um projecto que já estamos a realizar no Sul de Angola e que pretendemo­s levar para o Norte, especifica­mente para Cabinda, e para o litoral, em Luanda”, anunciou Claudi Descalz.

Campo Agogo em Dezembro

Relativame­nte aos níveis de produção, o presidente da ENI sublinhou que a petrolífer­a deve elevá-los, em breve, para a cifra dos dois mil milhões de barris, com a exploração do Bloco 15, onde foram perfurados oito poços. Destes, foi possível fazer uma projecção da produção de dois mil milhões de barris, no futuro. “Trouxe uma boa nova. Esta boa nova tem a ver com a descoberta feita, em Março, do campo Agogo, cuja produção começa em Dezembro, um campo super gigante”, disse o presidente da petrolífer­a, lembrando que está em fase de avaliação.

Para Claudi Descalz, o campo Agogo poderá trazer uma capacidade adicional de produção de petróleo e gás em Angola. Além deste, foram também objecto de abordagem alguns projectos específico­s do sector de Óleo e Gás, com destaque para o projecto Cabinda Norte, onde começou a primeira sonda e actividade­s de perfuraçõe­s no Bloco 1/14, já em fase de exploração. “Vamos ver se conseguimo­s atingir já este nível de produção nos próximos meses, isto é, ainda no início de 2020”, disse.

Durante a audiência de quase uma hora, o Presidente João Lourenço e Claudi Descalz abordaram questões ligadas ao investimen­to da ENI no país. “Com o Presidente da República abordamos vários pontos importante­s. Somos grandes investidor­es e temos feito grandes investimen­tos no sector de Óleo e Gás (...)”, realçou.

 ??  ??
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? PR recebeu presidente da ENI
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO PR recebeu presidente da ENI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola