Jornal de Angola

Selecção Nacional e Nigéria terminam sem derrotas

Angola defronta amanhã à tarde a Libéria, e a Nigéria mede forças com a Tanzânia, em partidas referentes às meias-finais

- António Cristóvão | em Benguela

A Selecção Nacional de Futebol para Amputados terminou invicta ao empatar, ontem, a duas bolas diante da Nigéria, a disputa da primeira fase da quinta edição do Campeonato Africano das Nações, cuja prova decorre na cidade de Benguela, até sexta-feira. O combinado angolano terminou na primeira posição, com 11 pontos, os mesmos da equipa adversária.

Em jogo disputado no Estádio São Filipe, os golos de Angola foram marcados por João Chiquete e Laurindo Lukamba, enquanto que pelos nigerianos inscrevera­m os nomes Chinemerem­u Augustine Ugwu e Grema Mohamed Umaru.

Apesar do resultado, os campeões do mundo dominaram o jogo referente à quinta e última jornada do campeonato. Os quatro golos do desafio foram apontados na etapa complement­ar depois de ambas terem desperdiça­do várias oportunida­des na primeira metade do desafio, com realce para a Selecção Nacional.

Na etapa inicial, os angolanos foram bastante perdulário­s diante de um conjunto nigeriano que apostava constantem­ente nos contra-ataques rápidos para os surpreende­r.

Com o empate, Angola defronta amanhã, às 16h00, a Libéria, no Estádio São Filipe, em jogo referente para as meias-finais.

No desafio da primeira fase, o combinado angola-no, vicecampeã­o africano, goleou os campeões em título, por 5-0.

No primeiro jogo das meiasfinai­s, no mesmo recinto, a Nigéria mede forças com a estreante Tanzânia, equipa sensação da prova.

Na sequência da ronda, a Tanzânia goleou os Camarões por 7-0, com realce para o avançado Alfan Athuman Kiyanga que apontou um “póquer” (quatro golos) na partida, marcada pelo domínio dos vencedores.

Os restantes golos foram apontados por Salim Rashid Bakari, Frank Cassian Ngairo e Salehe Yusuph Mwipi.

Durante o desafio, a Tanzânia aproveitou sem sobressalt­os a quebra física do adversário para construir, ainda na primeira metade da partida, a goleada.

Com este triunfo, os camaronese­s, que se estreiam na competição, ocuparam a sexta e última posição da tabela classifica­tiva da primeira fase sem pontos.

Para as classifica­tivas do quinto e sexto lugares, os Camarões enfrentam amanhã, às 9h00, a Serra Leoa, no São Filipe.

Na abertura da quinta jornada, no período da manhã, a Serra Leoa empatou a uma bola com a Libéria. Kanu Gbassay na marcação de um penaltie abriu o marcador para os serra-leoneses, mas Joe Matthew restabelec­eu a igualdade na etapa complement­ar para os liberianos.

Este desafio foi marcado pelo equilíbrio durante o tempo regulament­ar.

Com este resultado, a Libéria, tricampeã africana, qualificou-se para as meias-finais.

 ?? DR ?? Equipa técnica e jogadores continuam moralizado­s rumo à materializ­ação do desiderato
DR Equipa técnica e jogadores continuam moralizado­s rumo à materializ­ação do desiderato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola