PR quer mais efi­ci­ên­cia na Edu­ca­ção e Fi­nan­ças

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA - Fon­se­ca Ben­gui

Às mi­nis­tras das Fi­nan­ças, Ve­ra Da­ves, e da Edu­ca­ção, Ana Paula Tu­a­van­je Elias, o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, João Lourenço, pe­diu, on­tem, mais efi­ci­ên­cia, du­ran­te a ce­ri­mó­nia de pos­se das du­as go­ver­nan­tes.

Pe­diu aos ti­tu­la­res dos no­vos car­gos que tor­nem os de­par­ta­men­tos mi­nis­te­ri­ais que vão di­ri­gir “mais efi­ci­en­tes do que fo­ram até ago­ra”, pro­cu­ran­do as so­lu­ções que se im­põem, sem aguar­dar pe­las fa­mo­sas or­dens su­pe­ri­o­res. “Que­re­mos obra fei­ta”, pe­diu o Pre­si­den­te João Lourenço. “Já fi­ze­mos mui­tos dis­cur­sos e pre­ci­sa­mos de fa­zer coi­sas em con­cre­to”, acres­cen­tou.

O Pre­si­den­te João Lourenço es­pe­ra mai­or efi­ci­ên­cia no tra­ba­lho dos mi­nis­té­ri­os das Fi­nan­ças e da Edu­ca­ção, que, des­de on­tem, pas­sa­ram a ter no­vas ti­tu­la­res.

Tra­ta-se de Ve­ra Da­ves, em­pos­sa­da no car­go de mi­nis­tra das Fi­nan­ças, e Ana Paula Tu­a­van­je Elias, que to­mou pos­se co­mo mi­nis­tra da Edu­ca­ção.

João Lourenço dis­se que de­ci­diu fa­zer uma pe­que­na re­mo­de­la­ção do Exe­cu­ti­vo em áre­as cha­ves - “sem des­pri­mor pa­ra quem sai” -, com o ob­jec­ti­vo de pro­cu­rar mai­or efi­ci­ên­cia do de­sem­pe­nho das ins­ti­tui­ções que de­vem ser­vir o país.

“Es­pe­ro dos em­pos­sa­dos en­con­trar a de­vi­da cor­res­pon­dên­cia, no sen­ti­do de al­can­çar­mos es­se ob­jec­ti­vo, de tor­nar os de­par­ta­men­tos mi­nis­te­ri­ais que vão di­ri­gir mais efi­ci­en­tes do que fo­ram até ago­ra”, su­bli­nhou.

Ape­lou aos no­vos go­ver­nan­tes a pro­cu­ra­rem as so­lu­ções que se im­põem, “sem aguar­dar pe­las fa­mo­sas or­dens su­pe­ri­o­res”, sal­vo se as si­tu­a­ções ul­tra­pas­sa­rem as res­pec­ti­vas com­pe­tên­ci­as. “Que­re­mos obra fei­ta”, acres­cen­tou o Pre­si­den­te, sa­li­en­tan­do que se fez mui­tos dis­cur­sos.

“Pre­ci­sa­mos de fa­zer coi­sas em con­cre­to. Con­to con­vos­co pa­ra es­te de­si­de­ra­to e acre­di­to que va­mos con­se­guir”, con­cluiu João Lourenço.

Con­so­li­da­ção fis­cal

Ve­ra Da­ves é a pri­mei­ra mu­lher a ocu­par o car­go na his­tó­ria do país. Con­si­de­rou a no­me­a­ção uma “hon­ra e uma du­pla res­pon­sa­bi­li­da­de, por ser mu­lher e jo­vem de 35 anos.”

A no­va mi­nis­tra apon­tou co­mo pri­o­ri­da­des a con­ti­nu­a­ção da con­so­li­da­ção fis­cal, pa­ra as­se­gu­rar in­di­ca­do­res de boa saú­de fi­nan­cei­ra do Es­ta­do, que se re­flic­tam no bem-es­tar das po­pu­la­ções.

Ga­ran­tiu que es­tá em cur­so um am­plo pro­ces­so de mo­der­ni­za­ção da for­ma co­mo se ge­rem as fi­nan­ças pú­bli­cas. Pro­me­teu mai­or di­vul­ga­ção so­bre a im­ple­men­ta­ção do IVA e seus be­ne­fí­ci­os.

A no­va mi­nis­tra da Edu­ca­ção, Paula Tu­a­van­je Elias, apon­tou a me­lho­ria da qua­li­da­de do en­si­no co­mo uma das pri­o­ri­da­des. Re­fe­riu que vai ve­lar, tam­bém, pe­lo sis­te­ma da re­for­ma edu­ca­ti­va. Apon­tou ain­da a for­ma­ção dos do­cen­tes do en­si­no se­cun­dá­rio, e não só, co­mo uma das pri­o­ri­da­des. To­ma­ram, igual­men­te, pos­se o no­vo go­ver­na­dor do Na­mi­be, Archer Mangueira, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra as Fi­nan­ças e Te­sou­ro, Os­val­do João, Fran­co Mu­fin­da, no car­go de se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra a Saú­de Pú­bli­ca e do vice-go­ver­na­dor do Bié pa­ra o Sec­tor Po­lí­ti­co, So­ci­al e Eco­nó­mi­co, An­tó­nio Ma­nu­el.

MO­TA AMBRÓSIO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Mi­nis­tras da Edu­ca­ção e das Fi­nan­ças to­ma­ram pos­se on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.