Ca­bo Ver­de ini­cia co­o­pe­ra­ção tri­par­ti­da

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O mi­nis­tro da De­fe­sa de Ca­bo Ver­de dis­se, on­tem, que o país vai ini­ci­ar uma co­pe­ra­ção tri­par­ti­da no sec­tor da De­fe­sa e Se­gu­ran­ça com a Sér­via e os Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos, pa­ra for­mar e trei­nar as For­ças Ar­ma­das ca­bo-ver­di­a­nas.

Se­gun­do Luís Fi­li­pe Tavares, que fa­la­va na pos­se de no­vos co­man­dan­tes das For­ças Ar­ma­das, Ca­bo Ver­de já tem co­o­pe­ra­ção com paí­ses co­mo Por­tu­gal, Es­pa­nha, Brasil, Bél­gi­ca e Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, mas pre­ten­de ofe­re­cer no­vas opor­tu­ni­da­des de trei­no e "for­ma­ção de ou­tro ní­vel" aos mi­li­ta­res, atra­vés de exer­cí­ci­os con­jun­tos com ou­tros paí­ses.

"Es­tou a fa­lar no­me­a­da­men­te da Sér­via, on­de es­ti­ve há pou­cos di­as com o mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros, e tam­bém com os Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos. Va­mos fa­zer uma co­o­pe­ra­ção tri­par­ti­da no sec­tor da De­fe­sa e Se­gu­ran­ça, pa­ra fa­zer­mos for­ma­ção e trei­na­men­to das nos­sas for­ças", sus­ten­tou Luís Fi­li­pe Tavares, adi­an­tan­do que o mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros da Sér­via de­ve vi­si­tar pro­xi­ma­men­te Ca­bo Ver­de.

O tam­bém mi­nis­tro dos Ne­gó­ci­os Es­tran­gei­ros ca­bo­ver­di­a­no dis­se que o re­for­ço da co­o­pe­ra­ção com "paí­ses ami­gos" e o alar­ga­men­to a ou­tros paí­ses tem por ob­jec­ti­vo mo­der­ni­zar as For­ças Ar­ma­das, que con­si­de­rou ser um "de­sa­fio de mai­or im­por­tân­cia" da ins­ti­tui­ção cas­tren­se de Ca­bo Ver­de.

O ti­tu­lar da pas­ta da De­fe­sa des­ta­cou a co­o­pe­ra­ção com os Es­ta­dos Uni­dos, país com o qual Ca­bo Ver­de as­si­nou um acor­do que de­fi­ne o es­ta­tu­to do sol­da­do nor­te-ame­ri­ca­no quan­do em exer­cí­ci­os mi­li­ta­res no país afri­ca­no, com quem es­tá a ne­go­ci­ar um acor­do de de­fe­sa mais alar­ga­do e vai ain­da ne­go­ci­ar um acor­do de li­vre co­mér­cio.

"Mas, em ma­té­ria de De­fe­sa e Se­gu­ran­ça, a nos­sa par­ce­ria es­tra­té­gi­ca com os Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca é mui­to im­por­tan­te", pros­se­guiu Luís Fi­li­pe Tavares, re­fe­rin­do que Ca­bo Ver­de es­tá a pro­cu­rar uma ali­an­ça es­tra­té­gi­ca com a OTAN, pa­ra "pro­te­ger ain­da me­lhor" o país. Pa­ra o go­ver­nan­te, as For­ças Ar­ma­das de Ca­bo Ver­de es­tão "num mo­men­to de vi­ra­gem", pois no pró­xi­mo ano vão ter um no­vo es­ta­tu­to, que vi­sam me­lho­rar sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te as con­di­ções de vi­da nos quar­téis e au­men­tar a dig­ni­da­de.

“Ca­bo Ver­de de­ve um grande tri­bu­to às su­as For­ças Ar­ma­das, que sem­pre es­ti­ve­ram nos mo­men­tos de­ci­si­vos do país”, en­fa­ti­zou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.