Tshi­se­ke­di de­ter­mi­na­do a al­can­çar a paz na RDC

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

O Pre­si­den­te con­go­lês, Fé­lix Tshi­se­ke­di, ma­ni­fes­tou-se on­tem, dis­pos­to a fa­zer tu­do, in­cluin­do per­der a vi­da, pa­ra o al­can­ce da paz no Les­te da Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), on­de ope­ra uma cen­te­na de gru­pos ar­ma­dos há vá­ri­os anos.

“Sai­bam que des­de que as­su­mi o po­der não pou­pei ne­nhum es­for­ço pa­ra en­co­ra­jar as nos­sas For­ças Ar­ma­das a tu­do fa­ze­rem no sen­ti­do de cum­prir o seu de­ver que con­sis­te em im­por a paz em to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal”, de­cla­rou Tshi­se­ke­di, du­ran­te um co­mí­cio re­a­li­za­do em Bu­ka­vu, ca­pi­tal da pro­vín­cia do Ki­vu do Sul, re­ve­lou a AFP.

“E pa­ra es­ta paz, acre­di­tem-me, es­tou dis­pos­to a per­der a vi­da pa­ra que ela se­ja uma re­a­li­da­de”, acres­cen­tou o Es­ta­dis­ta con­go­lês, sus­ci­tan­do aplausos dos mi­lha­res de mi­li­tan­tes pre­sen­tes. O Pre­si­den­te rei­te­rou a de­ter­mi­na­ção de im­ple­men­tar um en­si­no de ba­se gra­tui­to em to­da a RDC, pe­la pri­mei­ra vez de­pois de 25 anos. Avan­çou que es­te pro­gra­ma se­rá es­ten­di­do ao ci­clo de en­si­no se­cun­dá­rio “a par­tir do pró­xi­mo ano e pos­te­ri­or­men­te ao ní­vel su­pe­ri­or.”

Na sua in­ter­ven­ção de 15 mi­nu­tos, o Che­fe de Es­ta­do con­de­nou a grande ape­tên­cia ex­ter­na pe­las ri­que­zas do país. “Ho­je, se a in­se­gu­ran­ça rei­na no país é por cau­sa das nos­sas ri­que­zas. To­do o mun­do co­bi­ça os nos­sos re­cur­sos. E nós, os con­go­le­ses, so­mos os úl­ti­mos a be­ne­fi­ci­ar de­les. Is­to é ina­cei­tá­vel”, de­cla­rou.

“Do­ra­van­te, o nos­so de­sa­fio não se­rá ape­nas re­por a or­dem nes­ta re­gião, mas tam­bém di­ver­si­fi­car a nos­sa eco­no­mia pa­ra po­der iden­ti­fi­car ou­tros do­mí­ni­os que per­mi­ti­rão à RDC ob­ter um cres­ci­men­to exem­plar. E, nes­te par­ti­cu­lar, en­con­tra­re­mos a agri­cul­tu­ra”, acres­cen­tou.

Re­gres­sa­do do­min­go de uma di­gres­são eu­ro-ame­ri­ca­na, de cer­ca de três se­ma­nas, Fé­lix Tshi­se­ke­di des­lo­cou-se, se­gun­da-fei­ra, à pro­vín­cia do Ki­vu do Sul, on­de inau­gu­rou uma in­dús­tria de trans­for­ma­ção de pro­du­tos agrí­co­las, em Ka­lam­bo, e de­ve­rá inau­gu­rar ain­da um la­bo­ra­tó­rio de bi­o­tec­no­lo­gia bap­ti­za­do de “Cam­pus de Pes­qui­sa IITA Pre­si­den­te Olu­se­gun Oba­san­jo”, em me­mó­ria ao an­ti­go Pre­si­den­te da Ni­gé­ria.

DR

For­ças con­go­le­sas pro­cu­ram neu­tra­li­zar os re­bel­des no Les­te

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.