Ro­adshow da Re­fi­na­ria do Soyo é re­a­li­za­do ho­je

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A pri­mei­ra apre­sen­ta­ção téc­ni­ca (ro­adshow) do pro­jec­to de cons­tru­ção de uma Re­fi­na­ria do Soyo é re­a­li­za­do ho­je, em Lu­an­da, num ac­to em que es­tá pre­vis­ta a par­ti­ci­pa­ção do mi­nis­tro dos Re­cur­sos Mi­ne­rais e Pe­tró­le­os, Di­a­man­ti­no Aze­ve­do, de acor­do com uma fon­te ofi­ci­al.

O Ga­bi­ne­te de Co­mu­ni­ca­ção Ins­ti­tu­ci­o­nal e Im­pren­sa do Mi­nis­té­rio dos Re­cur­sos Mi­ne­rais e Pe­tró­le­os de­cla­rou, em no­ta en­vi­a­da on­tem ao Jor­nal de An­go­la, que o ro­adshow é o pri­mei­ro de dois pre­vis­tos an­tes do lan­ça­men­to do con­cur­so pú­bli­co in­ter­na­ci­o­nal pa­ra a cons­tru­ção da Re­fi­na­ria do Soyo, a 24 des­te mês.

Uma se­gun­da apre­sen­ta­ção téc­ni­ca tem lu­gar no Du­bai (Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos), a 22 de Ou­tu­bro, de acor­do com a no­ta da ins­ti­tui­ção go­ver­na­men­tal que dá con­ta que o con­cur­so é re­a­li­za­do pa­ra a se­lec­ção de uma em­pre­sa ou con­sór­cio de em­pre­sas pa­ra o seu fi­nan­ci­a­men­to, cons­tru­ção e ope­ra­ção (sis­te­ma BOT).

A Re­fi­na­ria pro­jec­ta­da pa­ra o mu­ni­cí­pio do Soyo de­ve­rá ter ca­pa­ci­da­de o pro­ces­sa­men­to de até 100 mil bar­ris de pe­tró­leo por dia, de acor­do com da­dos dis­po­ní­veis.

Com a cons­tru­ção de três no­vas re­fi­na­ri­as (Soyo, Ca­bin­da e Lo­bi­to) e a re­qua­li­fi­ca­ção da ins­ta­la­ção de Lu­an­da, que da­ta dos anos 60, pa­ra po­der tri­pli­car a pro­du­ção de com­bus­tí­veis, An­go­la te­rá ca­pa­ci­da­de pa­ra co­brir a pro­cu­ra in­ter­na anu­al e dos pró­xi­mos dez a 20 anos.

A cons­tru­ção da Re­fi­na­ria de Ca­bin­da, que de­ve­rá ter uma ca­pa­ci­da­de diá­ria de pro­du­ção de 60 mil bar­ris de pe­tró­leo bru­to, foi ad­ju­di­ca­da ao con­sór­cio Uni­ted Shi­ne, com 90 por cen­to do ca­pi­tal so­ci­al, em par­ce­ria com a So­nan­gol Re­fi­na­ção (So­na­ref, com dez por cen­to).

A Re­fi­na­ria do Lo­bi­to, de Ben­gue­la, que ab­sor­ve um in­ves­ti­men­to ini­ci­al de dez mil mi­lhões de dó­la­res, pre­vê o pro­ces­sa­men­to diá­rio de cer­ca de 200 mil bar­ris de cru­de, cri­an­do dez mil pos­tos de tra­ba­lho di­rec­tos e in­di­rec­tos.

DOMBELE BERNRDO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Ins­ta­la­ções de pro­ces­sa­men­to de gás na­tu­ral li­que­fei­to no Soyo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.