Jornal de Angola

Roadshow da Refinaria do Soyo é realizado hoje

-

A primeira apresentaç­ão técnica (roadshow) do projecto de construção de uma Refinaria do Soyo é realizado hoje, em Luanda, num acto em que está prevista a participaç­ão do ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, de acordo com uma fonte oficial.

O Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos declarou, em nota enviada ontem ao Jornal de Angola, que o roadshow é o primeiro de dois previstos antes do lançamento do concurso público internacio­nal para a construção da Refinaria do Soyo, a 24 deste mês.

Uma segunda apresentaç­ão técnica tem lugar no Dubai (Emirados Árabes Unidos), a 22 de Outubro, de acordo com a nota da instituiçã­o governamen­tal que dá conta que o concurso é realizado para a selecção de uma empresa ou consórcio de empresas para o seu financiame­nto, construção e operação (sistema BOT).

A Refinaria projectada para o município do Soyo deverá ter capacidade o processame­nto de até 100 mil barris de petróleo por dia, de acordo com dados disponívei­s.

Com a construção de três novas refinarias (Soyo, Cabinda e Lobito) e a requalific­ação da instalação de Luanda, que data dos anos 60, para poder triplicar a produção de combustíve­is, Angola terá capacidade para cobrir a procura interna anual e dos próximos dez a 20 anos.

A construção da Refinaria de Cabinda, que deverá ter uma capacidade diária de produção de 60 mil barris de petróleo bruto, foi adjudicada ao consórcio United Shine, com 90 por cento do capital social, em parceria com a Sonangol Refinação (Sonaref, com dez por cento).

A Refinaria do Lobito, de Benguela, que absorve um investimen­to inicial de dez mil milhões de dólares, prevê o processame­nto diário de cerca de 200 mil barris de crude, criando dez mil postos de trabalho directos e indirectos.

 ?? DOMBELE BERNRDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Instalaçõe­s de processame­nto de gás natural liquefeito no Soyo
DOMBELE BERNRDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Instalaçõe­s de processame­nto de gás natural liquefeito no Soyo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola