Em­pre­en­de­do­res com mais va­lên­ci­as

Jornal de Angola - - REGIÕES - João Sal­vo | Sau­ri­mo

Pe­lo me­nos 500 jo­vens fo­ram for­ma­dos so­bre em­pre­en­de­do­ris­mo na pro­vín­cia da Lun­da-Sul, des­de o ano pas­sa­do, pe­lo Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Em­pre­go e For­ma­ção Pro­fis­si­o­nal (Ine­fop), dos quais 170 be­ne­fi­ci­a­ram de mi­cro­cré­di­tos, à luz de uma par­ce­ria com o Ban­co Sol.

Quem o diz é o che­fe de ser­vi­ços pro­vin­ci­ais do Ine­fop, Ru­fi­no Kem­bo, que es­ti­ma que, até ao fi­nal do ano, a ins­ti­tui­ção co­lo­ca à dis­po­si­ção do mer­ca­do de tra­ba­lho mais de 1.600 téc­ni­cos de ar­tes e ofí­ci­os.

Se­gun­do o che­fe de ser­vi­ços pro­vin­ci­ais do Ine­fop, com a im­ple­men­ta­ção do Pla­no de Ac­ção pa­ra a Pro­mo­ção da Em­pre­ga­bi­li­da­de (PA­PE), vá­ri­os jo­vens vão po­der in­gres­sar no mer­ca­do de tra­ba­lho e/ou cri­ar pequenas e mé­di­as em­pre­sas.

“Com es­ta no­va fer­ra­men­ta, va­mos su­prir o dé­fi­ce de pos­tos de tra­ba­lho, ape­sar de, nu­ma pri­mei­ra fa­se, o pla­no pre­ver a con­tem­pla­ção de ape­nas 19 jo­vens em­pre­en­de­do­res”, acres­cen­tou Ru­fi­no Kem­bo. De re­fe­rir que jo­vens em­pre­en­de­do­res na ci­da­de de Sau­ri­mo aplau­dem a in­clu­são da pro­vín­cia da Lun­da-Sul en­tre as con­tem­pla­das pa­ra a pri­mei­ra fa­se do Pla­no de Ac­ção pa­ra a Pro­mo­ção da Em­pre­ga­bi­li­da­de (PA­PE).

A atri­bui­ção de kits de tra­ba­lho e mi­cro-cré­di­tos pa­ra ga­ran­tir o au­to-em­pre­go são as­pec­tos do pla­no mui­to re­al­ça­dos pe­los jo­vens, tal co­mo Di­nis An­tó­nio, que so­bre­vi­ve de lu­cros ge­ra­dos pe­la pe­que­na ser­ra­lha­ria no bair­ro San­to An­tó­nio. O con­si­de­ra­do “mes­tre” faz gra­de­a­men­tos, por­tas, ja­ne­las e ou­tros ar­te­fac­tos em me­tal, man­ten­do o so­nho de me­lho­rar as con­di­ções de tra­ba­lho, atra­vés de opor­tu­ni­da­des que tar­dam a che­gar, pa­ra “am­pli­ar­mos as nos­sas ac­ti­vi­da­des e ofe­re­cer em­pre­go a ou­tros jo­vens.” An­tó­nio Paulo (no­me fic­tí­cio), que ac­tua no ra­mo da res­tau­ra­ção, ven­den­do be­bi­das, gre­lha­dos e afins nu­ma mo­des­ta lan­cho­ne­te, con­si­de­ra que o PA­PE é uma ja­ne­la pa­ra pro­jec­tar o fu­tu­ro dos jo­vens.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Mais mes­tres de ar­tes e ofí­ci­os em bre­ve no mer­ca­do de tra­ba­lho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.