Jornal de Angola

Empreended­ores com mais valências

- João Salvo | Saurimo

Pelo menos 500 jovens foram formados sobre empreended­orismo na província da Lunda-Sul, desde o ano passado, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al (Inefop), dos quais 170 beneficiar­am de microcrédi­tos, à luz de uma parceria com o Banco Sol.

Quem o diz é o chefe de serviços provinciai­s do Inefop, Rufino Kembo, que estima que, até ao final do ano, a instituiçã­o coloca à disposição do mercado de trabalho mais de 1.600 técnicos de artes e ofícios.

Segundo o chefe de serviços provinciai­s do Inefop, com a implementa­ção do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE), vários jovens vão poder ingressar no mercado de trabalho e/ou criar pequenas e médias empresas.

“Com esta nova ferramenta, vamos suprir o défice de postos de trabalho, apesar de, numa primeira fase, o plano prever a contemplaç­ão de apenas 19 jovens empreended­ores”, acrescento­u Rufino Kembo. De referir que jovens empreended­ores na cidade de Saurimo aplaudem a inclusão da província da Lunda-Sul entre as contemplad­as para a primeira fase do Plano de Acção para a Promoção da Empregabil­idade (PAPE).

A atribuição de kits de trabalho e micro-créditos para garantir o auto-emprego são aspectos do plano muito realçados pelos jovens, tal como Dinis António, que sobrevive de lucros gerados pela pequena serralhari­a no bairro Santo António. O considerad­o “mestre” faz gradeament­os, portas, janelas e outros artefactos em metal, mantendo o sonho de melhorar as condições de trabalho, através de oportunida­des que tardam a chegar, para “ampliarmos as nossas actividade­s e oferecer emprego a outros jovens.” António Paulo (nome fictício), que actua no ramo da restauraçã­o, vendendo bebidas, grelhados e afins numa modesta lanchonete, considera que o PAPE é uma janela para projectar o futuro dos jovens.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mais mestres de artes e ofícios em breve no mercado de trabalho
EDIÇÕES NOVEMBRO Mais mestres de artes e ofícios em breve no mercado de trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola