Mais três es­co­las na vi­la da Nha­rêa

Jornal de Angola - - REGIÕES - José Cha­ves | Nha­rêa

O mu­ni­cí­pio da Nha­rêa, na pro­vín­cia do Bié, vai con­tar, em bre­ve, com mais três es­co­las, se­gun­do a ad­mi­nis­tra­do­ra Maria Lú­cia Chi­ca­pa.

No mu­ni­cí­pio se­de, acres­cen­tou, es­tá em cons­tru­ção uma es­co­la com 12 sa­las de aula, ao pas­so que as ou­tras se­rão er­gui­das na co­mu­na do Dan­do (12 sa­las) e na po­vo­a­ção de Ca­ta­ca­la, na co­mu­na da Lú­bia (se­te).

As obras, ain­da de acor­do com a ad­mi­nis­tra­do­ra da Nha­rêa, es­tão en­qua­dra­das no Pla­no In­te­gra­do de In­ter­ven­ção nos Mu­ni­cí­pi­os (PIIM).

A ad­mi­nis­tra­do­ra su­bli­nhou a ne­ces­si­da­de de as­se­gu­rar-se a fun­ci­o­na­li­da­de dos ga­bi­ne­tes psi­co­pe­da­gó­gi­cos nas es­co­las, pa­ra ga­ran­tir um acom­pa­nha­men­to nas ver­ten­tes so­ci­al, psi­co­ló­gi­ca e pe­da­gó­gi­ca, bem co­mo in­cen­ti­var a cri­a­ção de sa­las in­clu­si­vas, pa­ra o aten­di­men­to de cri­an­ças com ne­ces­si­da­des edu­ca­ti­vas especiais.

O mu­ni­cí­pio da Nha­rêa tem 170 in­fra-es­tru­tu­ras es­co­la­res, cu­jo fun­ci­o­na­men­to é as­se­gu­ra­do por 846 pro­fes­so­res, ten­do nes­te ano lec­ti­vo ma­tri­cu­la­do 38.605 alu­nos, nos três pri­mei­ros ní­veis do en­si­no ge­ral.

Na re­gião, re­fi­ra-se, es­tão em cur­so di­ver­sos pro­jec­tos de im­pac­to so­ci­al, que vi­sam a me­lho­ria da qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção.

Das obras, des­ta­que pa­ra as do sec­tor da Saú­de, que es­tão a per­mi­tir bai­xar os ín­di­ces de mor­ta­li­da­de nas co­mu­ni­da­des, bem co­mo à re­a­bi­li­ta­ção das vi­as de aces­so, pa­ra fa­ci­li­tar as tro­cas co­mer­ci­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.