Lem­bran­ças de Don Se­bas vis­tas em te­las no Ca­mões

Jornal de Angola - - CULTURA - Má­rio Cohen

“Me­mó­ri­as de Vi­a­gens - Ge­o­gra­fia de Afectos” é o tí­tu­lo da 12ª ex­po­si­ção in­di­vi­du­al de Don Se­bas Cas­su­le, inau­gu­ra­da na ter­ça-fei­ra, no Ca­mões - Cul­tu­ral Por­tu­guês, em Lu­an­da, on­de fi­ca pa­ten­te até 5 de No­vem­bro.

A mos­tra de ar­te, que reú­ne um con­jun­to de 15 obras, pro­du­zi­das com as téc­ni­cas acrí­li­co e co­la­gem, tem co­mo fo­co a ne­ces­si­da­de de o ar­tis­ta re­ve­lar os ar­qui­vos da me­mó­ria, os quais con­si­de­ra “uma con­tex­tu­a­li­za­ção his­tó­ri­ca so­bre pes­so­as, es­pi­ri­tu­a­li­da­de, am­bi­en­tes, acon­te­ci­men­tos e ob­jec­tos.”

Com a sa­la qua­se lo­ta­da, Don Se­bas re­ve­lou que, das me­mó­ri­as guar­da­das, a da vi­a­gem a Fran­ça é a ines­que­cí­vel recordação, por ter si­do a pri­mei­ra .

Pa­ra a di­rec­to­ra do Ca­mões - Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, Te­re­sa Ma­teus, a ex­po­si­ção é um re­gis­to de vi­da, de vi­a­gens, de me­mó­ri­as e de apren­di­za­gens, “que são os tes­te­mu­nhos e ves­tí­gi­os da his­tó­ria pes­so­al do ar­tis­ta”.

“Os so­nhos de in­fân­cia, ali­men­ta­dos por um ima­gi­ná­rio fér­til, fo­ram o re­fú­gio do ar­tis­ta e o es­pa­ço de so­bre­vi­vên­cia, no qual aper­fei­ço­ou téc­ni­cas, atra­vés de te­mas di­ver­si­fi­ca­dos”, des­cre­veu.

O ar­tis­ta re­gres­sa ao Ca­mões qua­tro anos de­pois de ter apre­sen­ta­do na­que­le es­pa­ço a mos­tra in­di­vi­du­al, “A Sin­gu­la­ri­da­de Pro­ver­bi­al do Im­bon­dei­ro”.

CONTREIRAS PIPA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Mos­tra fi­ca aber­ta ao pú­bli­co até o pró­xi­mo mês de No­vem­bro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.