“In­fluên­ci­as” de Car­los Vi­lar re­vis­ta em te­las

Jornal de Angola - - CULTURA -

A ex­po­si­ção in­di­vi­du­al de pin­tu­ra “In­fluên­ci­as”, de Car­los Vi­lar, é inau­gu­ra­da ama­nhã, às 18h30, no Ca­mões Cen­tro Cul­tu­ral Por­tu­guês, em Lu­an­da, on­de fi­ca pa­ten­te até ao dia 5 de No­vem­bro.

De­pois de ter fei­to, em 2017, a pri­mei­ra ex­po­si­ção in­di­vi­du­al, “Ex­plo­são da Do­pa­mi­na de Cor”, no Ca­mões, o ar­tis­ta re­gres­sa com o mais re­cen­te tra­ba­lho “In­fluên­ci­as”, no qual reú­ne 20 te­las iné­di­tas, em acrí­li­co so­bre tela e tinta so­bre pa­pel, mas com uma re­cor­ren­te in­ten­si­da­de cro­má­ti­ca, re­a­fir­man­do o tra­ço que o ca­rac­te­ri­za.

Nes­ta “vi­a­gem”, o ar­tis­ta per­cor­re te­mas di­ver­si­fi­ca­dos, re­vi­si­tan­do e pres­tan­do tri­bu­to a no­mes de re­fe­rên­cia mun­di­al nas ar­tes plás­ti­cas, co­mo Ri­ch­ter, Klimt, He­le­na Vi­ei­ra da Sil­va, Mi­cha­el Bir­bens­tein e J. Tu­ner, que o in­flu­en­ci­a­ram e con­ti­nu­am a fa­zer.

Nas­ci­do em Lis­boa, em 1953, Car­los Vi­lar te­ve de vir pa­ra An­go­la com pou­cos me­ses, uma vez que o pai era an­go­la­no. A fa­ce­ta ar­tís­ti­ca co­me­çou a ser re­ve­la­da em 2015. Em 2017 fez a pri­mei­ra ex­po­si­ção em Lu­an­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.