Jornal de Angola

Empresário­s convidados a investir no Desporto

Selecção Nacional de Futebol para Amputados conquistou o troféu de campeã africana no Estádio São Filipe, em Benguela

- António Cristóvão

No dia em que foi dar as boas-vindas à Selecção Nacional de Futebol para Amputados, campeã africana, a ministra Ana Paula do Sacramento Neto apelou aos empresário­s para apoiarem o desporto no país, com realce para o de reintegraç­ão social de pessoas com deficiênci­a. A ministra reconheceu que, apesar de muitos troféus conquistad­os, o desporto adaptado precisa de mais apoios.

A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, apelou ontem aos empresário­s para apoiarem o desporto no país, com realce para o de reintegraç­ão social de pessoas com deficiênci­a. A solicitaçã­o, sem especifica­ção do tipo de ajuda, foi feita durante os cumpriment­os de boas-vindas dados à Selecção Nacional de Futebol para Amputados, campeã africana.

“Ao sector empresaria­l, embora saibamos que não está a viver bons momentos, mas um pouco de cada um juntando-se com outros tantos do Ministério da Juventude e Desportos que tem estado a fazer será muito para muitos”, disse.

Ana Paula do Sacramento Neto reconheceu que, apesar de muitos troféus conquistad­os, o desporto adaptado precisa de mais apoios.

“Algumas modalidade­s precisam de ser alavancada­s. Devemos acreditar e trabalhar para que os troféus e mais campeões surjam”, sublinhou a antiga andebolist­a.

A ministra apelou também aos pais e encarregad­os de educação, com filhos com deficiênci­a, para se juntarem ao Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), para a descoberta de talentos.

“Aquelas mães que têm pessoas com deficiênci­a em casa devem pô-las a praticar desporto, para aumentar o grupo, porque a Selecção Nacional vai ser renovada e precisamos de encontrar os novos campeões anónimos”, destacou a dirigente.

A dirigente mostrou-se satisfeita com a taça conquistad­a pela Selecção Nacional na quinta edição do Campeonato Africano de Futebol para Amputados, realizada de 4 a 11 do corrente, no Estádio São Filipe, em Benguela.

“É um troféu que faltava na nossa galeria. Portanto, vai ficar mais embelezada com esta taça”, finalizou.

O capitão dos campeões africanos, Sabino António, agradeceu o gesto da ministra e, na ocasião, ofereceu um kit de material desportivo idêntico ao usado pelos integrante­s da Selecção Nacional no campeonato.

“Muito obrigado, senhora ministra, continue a trabalhar e a apostar em nós para darmos alegria ao nosso povo que bem precisa. O ministério ajudounos a cumpriu o objectivo de realizar e conquistar o troféu decampeãoa­fricano”,declarou.

Na sexta-feira passada, a Selecção Nacional venceu a sua similar da Nigéria, por 20, no Estádio São Filipe, com dois golos de Sabino António, em jogo da final. Angola teve o melhor ataque e defesa da prova, com 20 golos marcados e três sofridos. A Serra Leoa foi a menos produtiva com apenas três tentos marcados.

Além de Angola e Nigéria, disputaram o campeonato as selecções da Libéria, Tanzânia, Camarões e Serra Leoa.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores foram apresentar ontem, no Ministério, o título inédito da Taça das Nações Africanas
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores foram apresentar ontem, no Ministério, o título inédito da Taça das Nações Africanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola