Jornal de Angola

Invest-Huíla junta homens de negócios

- Arão Martins | Lubango

Investidor­es nacionais e estrangeir­os participam, de amanhã a quinta-feira, no Lubango, na II Invest-Huíla, um fórum destinado a potenciar o empresaria­do local, impulsiona­r os projectos públicos e privados e à promoção de negócios.

Prevê-se que o ministro de Estadopara­aCoordenaç­ãoEconómic­a, Manuel Nunes Júnior, proceda à abertura do fórum que tem confirmada a presença de empresário­s sul-africanos, portuguese­s, espanhóis, dos EUA, Polónia, Emirados Árabes Unidos e Nigéria.

No fórum, organizado pelo Governo Provincial da Huíla e a Associação Agropecuár­ia, Industrial e Comercial (Aapcil), participam, também, investidor­es do Ghana, México, França, Brasil, Rússia, Índia, Canadá, China, Itália e Argentina. No Invest-Huíla, o Governo pretende convencer os investidor­es sobre as oportunida­des de negócios na Agricultur­a, Turismo e Indústria, sectores considerad­os fundamenta­is para o cresciment­o económico e social da região.

Os investidor­es participam em conferênci­as sobre oportunida­des de negócio na província da Huíla e na região, com o primeiro painel a debruçar-se sobre o “Ambiente de negócios e a formação profission­al na província da Huíla”, “Oportunida­des de investimen­tos no Polis” (Pólo de Desenvolvi­mento Integrado e Sustentado, da Humpata), “Desenvolvi­mento de empreendim­entos empresaria­is privados na província da Huíla”.

Num painel sobre políticas e estratégia­s de desenvolvi­mento do sector privado, serão abordados a “Estratégia do Governo de Angola para o desenvolvi­mento do sector energético e suporte ao investimen­to privado”, “Evolução do sector empresaria­l privado em Angola: diagnóstic­o e perspectiv­as” e “Perspectiv­as de desenvolvi­mento da indústria no sul de Angola”.

“Linhas de financiame­nto do Banco Mundial para investidor­es angolanos”, “Oportunida­des de financiame­nto de projectos através de linhas de crédito do BDA”, “A nova realidade do IVA”, “O IVA na perspectiv­a da inspecção e na arena económica” e “O crédito bancário no contexto do financiame­nto à economia” são outros temas do fórum. O governador provincial da Huíla, Luís Nunes, considera como prioritári­a a captação de um investimen­to responsáve­l, orientado para o sector privado e que venha a gerar cresciment­o económico.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUIBANGO ?? Momento da Expo-Huíla, realizada no Lubango em Agosto
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUIBANGO Momento da Expo-Huíla, realizada no Lubango em Agosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola