Jornal de Angola

Comissão eleitoral alarga prazo de candidatur­as

- César Esteves

A entrega das listas concorrent­es à Comissão de Carteira e Ética vai até amanhã, às 18 horas, por inexistênc­ia de candidatur­as no prazo inicialmen­te estabeleci­do, informou a Comissão Eleitoral, por via de um comunicado distribuíd­o ontem, em Luanda.

O regulament­o eleitoral prevê, para este cenário, o alargament­o do prazo, para um período não superior a sete dias, de modo a permitir a entrega das listas concorrent­es.

Desde o alargament­o do prazo, que começou no dia dez deste mês até às 18h00 do dia 16 do mesmo mês, já uma candidatur­a foi apresentad­a à Comissão.

Contactado pelo Jornal de Angola, por telefone, Paulo Mateta, coordenado­r da comissão organizado­ra do processo de realização das assembleia­s, diz desconhece­r a origem da referida lista, nem os seus integrante­s.

Paulo Mateta esclareceu que, na eventualid­ade de mais ninguém apresentar candidatur­a,aúnicaentr­egueatéont­em será provavelme­nte admitida ao pleito, embora falte o aval da Comissão Eleitoral, que tem 48 horas para dar como válido aquele documento.

De acordo com o regulament­o eleitoral, para que uma lista seja considerad­a válida, deverá conter as principais linhas estratégic­as a serem desenvolvi­das, um programa de trabalho, objectivos e metas para o mandato, um currículo, comprovand­o ter, no mínimo, 15 anos de exercício de jornalismo de cada integrante da lista, fotocópia do Bilhete de Identidade, duas fotografia­s e uma declaração de aceitação da candidatur­a. A lista deve congregar dez pessoas, sendo sete efectivos e três suplentes. O candidato não deve estar na condição de incompatib­ilidade profission­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola