Jornal de Angola

Muzongué da Tradição saúda voz dos “Jovitos”

- Analtino Santos

Num dia em que o país chorava a morte de Chico Montenegro, membro fundador de Os Jovens do Prenda, os músicos convidados para mais uma edição do projecto Muzongué da Tradição aproveitar­am o momento para homenagear o contributo deste para a cultura.

Bessa Teixeira, António Paulino, Margareth do Rosário, Calabeto e Augusto Chacaya foram os artistas convidados. Os Jovens do Prenda não actuaram em respeito à memória de Chico Montenegro. Augusto Chacaya ficou encarregad­o de interpreta­r os temas dos “Jovitos”.

A Banda Movimento foi a primeira a subir, no domingo, no palco do Centro Recreativo e Cultural Kilamba, e começou com uma rapsódia em homenagem a Chico Montenegro, com Massoxi a interpreta­r sucessos como “Lamento de um Filho”, “Teté”, “Gienda jia Luanda” e “Bolero Jovem”.

O último artista a subir ao palco foi o colega, amigo e compadre de Chico Montenegro, Augusto Chacaya, que também homenageou o malogrado com temas da autoria deste, assim como de outros colegas de Os Jovens do Prenda, dentre os quais Zé Keno e Zecax. Do Huambo para o Centro Kilamba, Bessa Teixeira, que levou, para um recinto onde predominam os ritmos como o semba, outros oriundos das regiões do Sul do país. “Polobotão”, como não poderia deixar de ser, foi um dos temas interpreta­dos.

Esta edição do Muzongué contou ainda com nomes como Margareth do Rosário, a única voz feminina do cartaz, que interpreto­u êxitos de Belita Palma e temas próprios. Os outros dois convidados foram António Paulino e Calabeto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola