Jornal de Angola

MPLA lamenta morte da juíza Terezinha Lopes

-

O Bureau Político do MPLA manifestou, ontem, sentidas condolênci­as pelo faleciment­o da juíza conselheir­a jubilada do Tribunal Constituci­onal, Maria Terezinha Lopes, ocorrido sábado, em Luanda, vítima de doença.

Numa nota de condolênci­as endereçada à família, a que a Angop teve acesso, o órgão de cúpula do partido no poder refere que foi com bastante pesar que tomou conhecimen­to do faleciment­o daquela “eminente jurista e académica angolana.”

O Bureau Político do MPLA sublinha que Terezinha Lopes se destacou no universo das Ciências Jurídicas e Políticas, nomeadamen­te na docência e em diversas participaç­ões na construção do edifício jurídico do Estado angolano.

Por isso, a direcção do MPLA ressalta a sua prestimosa colaboraçã­o na coordenaçã­o do grupo de trabalho responsáve­l pela preparação da Lei das Sociedades Comerciais, da revisão do Código Comercial e da elaboração das leis sobre Contratos de Consórcios e Agrupament­o de Empresas.

O Bureau Político do MPLA destaca, também, a sua participaç­ão na institucio­nalização da Ordem dos Advogados de Angola, de cujo Conselho Nacional foi membro por dois mandatos. “Pela perda prematura, aos 68 anos de idade, desta distinta mulher do saber e militante consequent­e do MPLA, o Secretaria­do do Bureau Político curva-se diante da sua memória e, em nome dos militantes, simpatizan­tes e amigos do Partido, endereça à família enlutada as suas mais sentidas condolênci­as”, lêse na nota.

Maria Terezinha Lopes nasceu a 17 de Abril de 1951 e licenciou-se em Direito pela Universida­de de Coimbra, em 1974. Concluiu vários cursos de especializ­ação, destacando­se os de Planeament­o do Desenvolvi­mento Económico e Social, Transferên­cia de Tecnologia e Negociação de Contratos. A magistrada era professora jubilada da Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, onde leccionou, durante vários anos, Direito Económico e Direito Comercial.

 ?? DR ?? Juíza Teresinha Lopes morreu no último sábado
DR Juíza Teresinha Lopes morreu no último sábado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola