Jornal de Angola

Governo de Luanda apoia vítimas da seca

Cuando Cubango tem mais de 70 mil famílias, que correspond­em a 350 mil habitantes, a necessitar de ajuda humanitári­a urgente

- Weza Pascoal | Menongue

O Governo de Luanda entregou ontem, na cidade de Menongue, no Cuando Cubango, 300 toneladas de bens de primeira necessidad­e, para acudir as mais de 350 mil pessoas afectadas pela seca.

Do donativo, constam produtos como feijão, farinha de milho, arroz, açúcar, massa alimentar, óleo vegetal, sal, água mineral, kits de higiene, roupa, omo, sabão, entre outros bens, transporta­dos para o Cuando Cubango por 14 camiões.

A província do Cuando Cubango tem um registo de maisde70mi­lfamíliasa­fectadas pela seca, que correspond­em a 350 mil habitantes, que viram as suas culturas destruídas e que precisam, sobretudo, de apoio em bens alimentare­s.

O chefe de Departamen­to Nacional para Logística de emergência do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, José Kabalo, disse que a onda de solidaried­ade está a ajudar a minimizar as dificuldad­es da população afectada pela seca.

“Encontrámo­s vários constrangi­mentos para chegar ao Cuando Cubango, principalm­ente por causa das vias de acesso que não estão em perfeitas condições, mas isso não nos impediu de continuar com a nossa tarefa, porque sabemos que os nossos irmãos estão a precisar destes bens”, disse.

A vice-governador­a provincial do Cuando Cubango para o Sector Político, Social e Económico, Sara Luísa Mateus, agradeceu o gesto do Governo de Luanda, tendo em conta que os bens doados vão ajudar a suprir a carência de alimentos que as populações afectadas pela seca enfrentam.

“Recebemos os bens e vamos planificar de imediato como será feita a distribuiç­ão, mas a prioridade recai para os municípios do Cuangar, Calai, Dirico, Rivungo e Mavinga, onde as populações estão a alimentar-se de frutas silvestres e a abandonar as terras de origem para as vizinhas repúblicas da Zâmbia e Namíbia, à procura de alimentos.”

Sara Luísa Mateus explicou que a província tem recebido nos últimos dias muitos apoios, que têm ajudado a população carenciada a ultrapassa­r algumas dificuldad­es.

Salientou que até ao momento o Cuando Cubango já recebeu mais de mil toneladas de bens diversos, que foram distribuíd­os às vítimas da seca, doados pelos governos da Lunda-Norte, Luanda, Bié, Benguela, empresário­s locais, igrejas e a sociedade civil.

A governante garantiu que o governo local vai continuar a apoiar as vítimas da seca, até que as populações possam cultivar e colher, para conseguire­m o sustento das suas famílias.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Donativo foi entregue oficialmen­te à vice-governador­a para o Sector Político, Económico e Social
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Donativo foi entregue oficialmen­te à vice-governador­a para o Sector Político, Económico e Social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola